Categories: DiplomaciaSociedade

COMUNIDADE GUINEENSE NA MAURITÂNIA REÚNE-SE COM EMBAIXADA PARA DEBATER PRISÕES E EXPULSÕES

Nouakchott, 13 de março – A comunidade guineense radicada na Mauritânia reuniu-se na quinta-feira com a Embaixada da Guiné-Bissau naquele país para discutir a crescente preocupação com detenções arbitrárias e expulsões. O encontro contou com a participação do secretário da embaixada, Samba Embaló, que ouviu relatos angustiantes sobre a situação dos imigrantes guineenses.

O principal ponto de preocupação levantado pela comunidade foi a extrema dificuldade em obter autorização de residência. Segundo os presentes, as autoridades mauritanianas exigem documentos considerados praticamente impossíveis de obter, como contrato de trabalho, certidão de casamento e contas de serviços públicos etc… No entanto, os próprios empregadores recusam-se a fornecer contratos formais, deixando muitos trabalhadores em situação irregular e vulnerável.

A precariedade laboral também foi destacada. Além da falta de contratos, há patrões que simplesmente se recusam a pagar pelos serviços prestados, o que já desencadeou tensões. Um dos episódios mais alarmantes envolveu um cidadão maliano que, revoltado com a situação, agrediu violentamente um mauritano, expondo a insatisfação crescente entre os imigrantes.

Outro problema grave afeta as crianças guineenses nascidas na Mauritânia. Apesar de nascerem no país, não lhes são concedidos documentos, deixando-as sem qualquer estatuto legal. Esta situação está impedindo-as de frequentar a escola nestes tempos difíceis.

Além das dificuldades impostas pelas autoridades locais, a comunidade também manifestou descontentamento com a atuação da representação diplomática da Guiné-Bissau. A falta de renovação de passaportes tem agravado ainda mais a incerteza dos emigrantes, que pedem ao governo guineense uma intervenção mais eficaz junto das autoridades mauritanianas para facilitar a regularização da sua permanência.

Enquanto as rusgas e detenções continuam, os guineenses na Mauritânia vivem num estado de insegurança constante. Muitos temem sair de casa, pois há relatos de cidadãos detidos nas ruas e posteriormente abandonados na fronteira com o Senegal, sem qualquer apoio. Apesar do cenário desolador, há ainda quem mantenha a esperança de que desta vez as autoridades guineenses não deixarão os seus cidadãos entregues à própria sorte.

RTB

Redação

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

5 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

6 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago