Guiné-Bissau arrecadou cerca de 134 mil milhões de francos cfa em 2021.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

August 10, 2022

August 10, 2022

O Ministério das Finanças afirma que o governo arrecadou cerca de 134 mil milhões de francos cfa no ano 2021 em termos de receita ultrapassando à do ano 2020 com 6,2%.

Informação avançada hoje, pela diretora do serviço de estatísticas das finanças públicas, no seminário de divulgação do relatório das finanças públicas.
Pretende-se com o evento, aproximar a sociedade civil numa perspectiva pedagógica capaz de permitir o acompanhamento de todo o processo da reforma em curso nas finanças públicas.
Raciato Bari Ceara assegurou que esse aumento alcançado pelo país, foi possíveis graças as exportações das castanhas de cajus.

“ Em relação ao ano 2021, o governo conseguiu arrecadar cerca de 134 mil milhões francos cfa em termos de receitas e na execução de despesas, cerca de 219 mil milhões de francos cfa com um défice financiado pelos empréstimos directos através de bancos comerciais”, diz acrescentando que as receitas arrecadadas vem somente de contribuições e impostos, alfândegas, das pescas e receitas extraordinárias.

Em comparação com o ano 2020, houve uma variação de 6,2%, “ ou seja, 2021, conseguimos mais receitas devido o controlo a nível de contribuições e impostos e castanha de caju em termos de exportação”.

Já o Secretário de estado do Orçamento e Assuntos Fiscais do ministério das finanças João Alberto Djata, diz que a economia guineense é muito frágil e qualquer impacto externo, acaba por ser afectá-la.

“ Finanças públicas da Guiné-Bissau, está a sofrer alguma crise agravado com as crises da covid-19 e a invasão russa da Ucrânia. (…) A nossa economia é vulnerável e qualquer impacto externo, acaba por atingi-la. Estamos a tentar contornar tudo o que poderá ser dificuldades a nível da nossa economia”, sublinhou.

//RTB_RSM

Artigos relacionados

BOÉ: Fixação dos Contadores da Energia da OMVG em Beli

BOÉ: Fixação dos Contadores da Energia da OMVG em Beli

Iniciou-se ontem, 29 de agosto de 2025, na cidade de Beli (Setor de Boé), o processo de instalação dos contadores elétricos, no âmbito do projeto de eletrificação da Organização para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG). A iniciativa representa um passo decisivo para a...

Moçambicanos traficados para o Laos regressam ao país

Moçambicanos traficados para o Laos regressam ao país

Fonte: Notícias do Norte Um grupo de 16 cidadãos moçambicanos, vítimas de tráfico humano, regressou esta quinta-feira a Moçambique, depois de ter sido resgatado da República Popular do Laos, onde era submetido a trabalhos forçados. As vítimas, maioritariamente jovens,...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE