LGDH denuncia sequestro e detenção ilegal de Ibraima Conté em Bissau
A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou neste domingo (15) o alegado sequestro e detenção ilegal de Ibraima Conté, ocorrido na capital guineense no dia 14 de junho. Segundo a organização, Conté foi levado por homens armados para local desconhecido, e só mais tarde se soube que se encontra detido na Segunda Esquadra de Bissau.
A informação foi confirmada à família após diligências junto ao Ministério do Interior. No entanto, até o momento, as autoridades não divulgaram os motivos da detenção, nem autorizaram visitas de familiares, amigos ou advogados.
Familiares suspeitam que a detenção tenha ligação com declarações públicas feitas recentemente por Ibraima Conté sobre divergências internas na comunidade muçulmana em relação à celebração do Eid Al-Adha.
Em comunicado, a LGDH classifica o caso como “mais uma manifestação de abuso de poder” e “violação flagrante dos direitos fundamentais”. A organização denuncia também que o Ministério do Interior tem sido usado como “instrumento de repressão e intimidação”, num contexto que considera ser de crescente autoritarismo por parte das autoridades nacionais.
“A detenção arbitrária e o impedimento de acesso à defesa constituem sérios atentados ao Estado de Direito e às liberdades civis”, afirma o documento, que exige a libertação imediata e incondicional de Conté.
A LGDH responsabiliza diretamente o Ministro do Interior, Botche Candé, e o Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro, pela vida e integridade física do detido.
A organização apela ainda à vigilância da sociedade civil e reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais na Guiné-Bissau.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro de 2025 – Cerca de 20 médicos guineenses em especialização na Venezuela denunciaram, esta semana, o que classificam como um total abandono por parte do Governo da...
0 Comments