Guiné-Bissau: Agentes do recenseamento ameaçam eleições por falta de pagamento
Bissau – Os agentes do recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau anunciaram a retenção dos dados recolhidos durante o processo de registo de eleitores, alegando falta de pagamento de subsídios. A medida pode comprometer a realização das eleições legislativas e presidenciais agendadas para 23 de novembro.
De acordo com Helmer Quadé, presidente do grupo de recenseadores, os trabalhadores reivindicam o pagamento de subsídios referentes a 45 dias de trabalho, previamente acordados com o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).
Em declarações após uma reunião com o diretor-geral do GTAPE, Gibril Baldé, Quadé confirmou a decisão de não entregar os dados até que os valores em atraso sejam pagos.
“Não vamos entregar os dados do recenseamento e, desta forma, não haverá sincronização no sistema do GTAPE”, afirmou, alertando que a situação pode impedir que os dados cheguem à Comissão Nacional de Eleições (CNE), colocando em risco a realização do pleito na data prevista.
A paralisação dos agentes surge numa fase crítica do calendário eleitoral, num país historicamente marcado por instabilidade política. A Comissão Nacional de Eleições ainda não se pronunciou oficialmente sobre o impasse.

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e uma coligação eleitoral, igualmente aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para as eleições legislativas, que se realizarão em...
0 Comments