Senegal lidera ranking de eficiência governamental na UEMOA em 2025
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

August 4, 2025

August 4, 2025

Senenews

O Senegal ocupa o primeiro lugar no ranking de eficiência governamental entre os países da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) em 2025, de acordo com a mais recente classificação publicada pelo Chandler Institute of Governance e divulgada pela agência Ecofin. Este resultado confirma uma tendência de consolidação institucional e melhoria da governação pública no país.

Segundo o estudo, o Senegal não só lidera entre os países da UEMOA, como também ocupa a oitava posição a nível continental, à frente da Côte d’Ivoire (10.º lugar em África e 2.º na UEMOA) e do Benim (13.º em África e 3.º na sub-região). Este desempenho resulta de vários factores, entre os quais se destacam a estabilidade institucional, a transparência na gestão dos assuntos públicos, a coerência das políticas públicas e uma mobilização eficaz dos recursos.

O relatório destaca em particular os esforços recentes do governo senegalês na digitalização da administração, no combate à corrupção e na reforma do sector público. Estas medidas contribuíram para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, para o reforço da responsabilização e para uma maior participação cidadã.

Atrás do trio da frente, o Burkina Faso (22.º a nível africano) e o Mali (24.º) completam o top 5 da UEMOA. Estes dois países, que enfrentam desafios significativos em termos de segurança e estabilidade institucional, continuam a lutar por uma governação mais eficaz, apesar dos progressos registados na eficiência administrativa.

A classificação de 2025 constitui uma referência estratégica para os Estados-membros da UEMOA, que são chamados a redobrar esforços para consolidar a governação – um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável. O ranking serve também como barómetro para os parceiros técnicos e financeiros internacionais, interessados em investir em ambientes institucionais estáveis e eficazes.

Artigos relacionados

Supremo exclui PAI – Terra Ranka da lista provisória

Supremo exclui PAI – Terra Ranka da lista provisória

RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou um pedido ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para rever a decisão que deixou a candidatura de fora da lista provisória das eleições legislativas previstas para...

0Comentarios

0 Comments

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE