Bissau, 17 de Setembro de 2025 — O Comité Central do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) reuniu-se no pasado sábado, 13 de Setembro de 2025, na sua segunda sessão ordinária, no Salão Nobre Amílcar Cabral, na Sede Nacional do Partido.
A reunião, presidida pelo Vice-Presidente Califa Seidi, contou com a presença de 299 dos 541 membros convocados, atingindo o quórum necessário. A ordem de trabalhos incluiu informações gerais e a análise do processo eleitoral em curso.
No início dos trabalhos, foi observado um minuto de silêncio em memória dos camaradas falecidos desde a última reunião. O Vice-Presidente felicitou ainda as iniciativas realizadas no âmbito das comemorações do “Setembro Vitorioso”, destacando os eventos organizados pelos Combatentes da Liberdade da Pátria e pela JAAC (Juventude Africana Amílcar Cabral).
Após debate e concertação regional, o Comité Central aprovou as seguintes resoluções:
- Adoção de uma moção de felicitação às Nações Unidas pela aprovação do princípio da existência de dois Estados soberanos, o da Palestina e o de Israel.
- Autorização ao Presidente do Partido para prosseguir com as negociações, com vista a concluir e celebrar um novo acordo de coligação com os partidos integrantes do acordo PAI – TERRA RANKA.
- Adoção do princípio da manutenção da lista de candidatos a deputados apresentada nas eleições anteriormente adiadas, para as legislativas de Novembro de 2025. A Comissão Permanente ficou mandatada para fazer os ajustes necessários, em concertação com as Comissões Políticas Regionais.
- Manutenção da estrutura da Diretoria Nacional de Campanha Eleitoral adoptada nas eleições de 2023.
- Adoção da lista final apresentada pelo Secretariado Nacional para o preenchimento de vagas existentes no Comité Central.
A reunião decorreu num ambiente de debate responsável, franca camaradagem e disciplina partidária.
Foi ainda apresentada e aprovada por unanimidade a composição da Comissão de Redação da reunião, integrada pelos camaradas Hélder Henrique de Barros, Braima Biai, Segunda Teixeira e Vanessa Vaz.
0 Comments