JE
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou este domingo, 21 de setembro, que não haverá um Estado palestiniano. A afirmação foi feita através de um vídeo dirigido a líderes ocidentais, nomeadamente do Reino Unido, Canadá e Austrália, que anteriormente reconheceram esse Estado.
“Tenho uma mensagem clara para os líderes que reconhecem um Estado palestiniano após o massacre atroz de 07 de outubro: vocês estão a oferecer uma enorme recompensa ao terrorismo”, afirmou Netanyahu na mensagem divulgada pelo seu gabinete.
O chefe do Governo israelita reforçou ainda: “Tenho outra mensagem para vocês: isso não vai acontecer. Nenhum Estado palestiniano será criado a oeste do [rio] Jordão”.
Netanyahu adiantou também que o seu executivo vai expandir a colonização judaica na Cisjordânia ocupada, em resposta ao reconhecimento do Estado palestiniano por parte de países ocidentais.
“Durante anos, impedi a criação desse Estado terrorista, apesar das enormes pressões, tanto dentro do país como internacionalmente”, sublinhou. “Fizemo-lo com determinação e sabedoria política.”
Segundo o primeiro-ministro israelita, “duplicámos os colonatos judeus na Judeia e Samaria [designação usada por Israel para a Cisjordânia] e continuaremos nesse caminho”.
0 Comments