PAIGC pede intervenção da Polícia Judiciária após invasão da sua sede nacional
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

December 4, 2025

December 4, 2025

Bissau, 4 de Dezembro de 2025 – O Secretariado Nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) dirigiu um ofício ao Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Domingos Monteiro Correia, a solicitar a intervenção desta entidade como órgão auxiliar da administração da justiça. O pedido surge na sequência da invasão da sede nacional do partido, alegadamente por forças de segurança, no passado dia 26 de novembro.

No documento, o PAIGC descreve que as instalações foram “invadidas e violadas” sem qualquer autorização judicial, no rescaldo do alegado golpe de Estado desse dia. Segundo o partido, os intrusos violaram duas portas: o portão de acesso à cave, onde está instalado o gabinete do Secretário Nacional, e a porta do Gabinete dos Combatentes da Liberdade da Pátria, tendo vandalizado o arquivo aí existente.

O partido relata ainda actos de violência contra pessoas presentes no local. Afirma que um guarda em serviço, com mais de 70 anos, foi agredido com “certa violência” após ter dito que não tinha as chaves consigo, encontrando-se agora em recuperação. Um jovem ligado ao grupo de asseguramento do partido terá também sido agredido, tendo ficado com um braço partido.

A sede do PAIGC esteve ocupada durante mais de três dias. Perante esta situação, o partido solicita formalmente que a Polícia Judiciária realize uma vistoria às instalações, com o objetivo de averiguar a existência de “eventuais situações anómalas”, antes de ser retomado o normal funcionamento dos trabalhos.

O ofício, assinado pelo Secretário Nacional, António Patrocínio Barbosa da Silva, termina com a expetativa de um “acolhimento favorável” ao pedido formulado.

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE