Artigo de opinião: Saúde pública guineense
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

February 6, 2024

February 6, 2024

INTRODUÇÃO

O presente artigo de opinião visa refletir situação nacional de saúde pública e trazer possíveis soluções que ajuda maior contextualização técnica e científica.

SAÚDE PÚBLICA

A Guiné-Bissau não possui sistema nacional de saúde, apesar daexistência de hospitais, centros de saúde, clinicas, farmácias e recursos humanos, o que não implica em existência de sistema. Uma outra situação extremamente arriscada é que a saúde pública guineense trabalha mais no serviço, em relação à ação e estratégia.

Para que haja sistema, é preciso, antes de tudo, consolidar ideias e estratégias, trabalhar pela mesma finalidade, coerência interna e externa, conhecimento de dificuldades nas diferentes realidades socioculturais, e priorizar recursos disponíveis e tecnológicos.

CONCLUSÃO

Perante estas situações da nossa saúde pública, não temos condições de afirmar que temos sistema nacional de saúde.

Assim sendo, a Guiné-Bissau, desde independência (1973), não despõe de sistema nacional de Saúde. O que temos até gora é E.N.S.P– estrutura nacional de saúde pública.

Bissau, 11.01.2024

Inspetor Sanitário. Suleimane Baldé

Artigos relacionados

Presidente Umaro Sissoco Embaló quebra silêncio sobre Tano Barri

Presidente Umaro Sissoco Embaló quebra silêncio sobre Tano Barri

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, falou esta quinta-feira aos jornalistas, à saída do Conselho de Ministros realizado no Palácio do Governo, em Bissau. Numa declaração marcada pela prudência e firmeza, o Chefe de Estado abordou vários temas da...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE