Categories: Justiça

“Estado não tem conseguido cumprir a sua missão de elevar a justiça a todo território Nacional”

A ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva, revelou esta terça-feira, 26 de abril de 2022 que, apesar de grandes esforços empreendidos, o Estado guineense não tem conseguido cumprir a sua missão de elevar a justiça formal e segurança pública a todos os cidadãos e a todo o território nacional, sobretudo nas zonas rurais, onde se assiste ainda sistemáticas violações de direitos da mulher e criança.

Teresa Alexandrina da Silva fez essa afirmação durante o atelier de validação do projeto da lei de mediação e justiça tradicional. Segundo a governante, a mediação e a justiça tradicional integram o leque de mecanismos alternativos de resolução de conflitos e caraterizam-se muitas vezes pela sua voluntariedade e informalidade, podendo contar com técnicas de intermediação e conciliação.

Assegurou que é fundamental analisar os diferentes meios e mecanismos alternativos de resolução de disputas efetivas, inclusive os que são utilizados pelos sistemas tradicionais, perspetivando assegurar avaliação da sua compatibilidade com a justiça formal e eleição de eventuais campos de colaboração.

“A consensualização da temática em torno da Justiça formal pode favorecer a melhoria da capacidade de resposta aos conflitos, garantia dos direitos humanos, equidade para todos os cidadãos, promovendo com efeito, monitoramento permanente das decisões da justiça tradicional, aferindo a sua harmonia com os princípios fundamentais do estado”, sublinhou.

Em representação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Omar Djaló, salientou que o direito à justiça consagrado na Constituição, só se torna efetivo mediante a garantia das condições necessárias que possam valer os seus direitos.

Lembrou que na Guiné-Bissau tem havido uma coexistência do sistema da Justiça formal e tradicional que foi reconhecido durante o período colonial.

//RTB- DEMOCRATA

Por: Tidjane Cande

Geraldo C

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

51 minutes ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago