Categories: Uncategorized

GABINETE DO PRESIDENTE DA ANP CONSIDERA DE “PERSEGUIÇÃO POLÍTICA” NOTIFICAÇÃO À DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

O Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) considerou de uma “perseguição política”, a notificação do Domingos Simões Pereira perpetrado pelo Procurador-Geral da República Bacari Biai.

O Gabinete do Presidente da ANP reagia em nota, a que a ANG teve acesso hoje, a notificação do Ministério Público, feita através de um edital com a data de 31 de julho de 2024, no qual solicitou o levantamento da imunidade parlamentar à Domingos Simões Pereira e a comparecer no Ministério Público no prazo de 15 dias, para ser ouvida no processo de caso “ contrato de Resgate de 2015.

A nota assinada pela diretora do Gabinete do Presidente da ANP, Ruth Monteiro, confirmou o arquivamento definitivo do caso contra Domingos Simões Pereira.

Acrescentou que, esta nova onda de perseguição, iniciou após o anúncio público de regresso de Domingos Simões Pereira ao país, acrescenta que configura uma clara e óbvia intenção de o ameaçar e comprometer a sua realização no mês de setembro, para participar nas celebrações do “setembro vitorioso” e do centenário de Amílcar Cabral, em resposta a quaisquer tentativas de intimidação.

O Gabinete da ANP esclareceu que o processo nº 2/2018, mencionado no recente edital do Procurador Geral da República, foi arquivado e não há nenhuma acusação ativa contra Domingos Simões Pereira.

De acordo com a nota, o referido processo, que trata do “ contrato de resgate” de 2015, foi arquivado após a absolvição do então ministro das Finanças, Geraldo Martins.

Porque, segundo a nota, o Tribunal de Relação conclui que não havia evidências suficientes para sustentar as acusações de Administração Danosa e violação das normas orçamentais

“Durante a investigação, o Ministério Público que investigou e deduziu acusação contra o então ministro das Finanças, considerou que Domingos Simões Pereira deveria ser ouvido na qualidade de testemunha nesse processo”, referiu a nota.

Acrescentou que, o Ministério Público quando instaurou inquérito, ouviu testemunhas, analisou documentos de prova e deduziu acusação, indicou o cidadão Domingos Simões Pereira apenas como testemunha e não como suspeito dos factos que pretendia levar o julgamento.

A nota destacou que a tentativa atual de reabrir o processo e convocar Domingos Simões Pereira, quase uma década após o arquivamento do processo, levanta sérias questões sobre a motivação politica por detrás dessa ação.

Esta movimentação, conforme a nota do Gabinete do Presidente da ANP, parece desconsiderar o princípio da decisão judicial transitada em julgado e violar os direitos fundamentais do deputado.

O contrato de cessação de crédito, de acordo com a nota, foi executado em novembro de 2015, com um novo primeiro-ministro que nunca foi notificado ou envolvido no caso.
IFT

RTB/ANG

Redação

Recent Posts

Mali: antigo primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga acusado de desvio de fundos públicos

O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…

1 day ago

Burkina Faso expulsa principal responsável da ONU após relatório sobre direitos das crianças

BBC A junta militar do Burkina Faso expulsou a mais alta responsável das Nações Unidas…

1 day ago

Cidadão francês detido no Mali por alegado envolvimento em plano de golpe de Estado

BBC As autoridades militares do Mali anunciaram a detenção de um cidadão francês, acusado de…

6 days ago

Agência Lusa e RTP expulsas da Guiné-Bissau

Lusa Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e…

6 days ago

União Africana apela à adoção de mapa-mundo que mostre o verdadeiro tamanho do continente

Reuters LONDRES/DAKAR, 14 de agosto (Reuters) – A União Africana manifestou apoio a uma campanha…

7 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló recebe homólogo da Serra Leoa para reforço da cooperação bilateral

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quinta-feira, no Palácio da República,…

7 days ago