Irão lança ataque com mísseis contra Israel
As sirenes de ataque aéreo voltaram a soar em Israel na noite desta sexta-feira, após um ataque com mísseis lançado pelo Irão contra várias localidades israelitas. Explosões foram ouvidas em Jerusalém e Telavive, onde nuvens de fumo foram vistas a subir, segundo imagens transmitidas por canais de televisão locais.
A Guarda Revolucionária do Irão confirmou o ataque, afirmando tratar-se de uma resposta aos bombardeamentos israelitas realizados na madrugada anterior. Em comunicado divulgado pela agência estatal Tasnim, Teerão informou ter atingido “dezenas de objetivos, centros militares e bases aéreas” em território israelita. A ofensiva foi batizada de “Operação Verdade III”, em alusão a ações semelhantes levadas a cabo em abril e outubro de 2024.
As autoridades israelitas confirmaram o lançamento de dezenas de mísseis e ordenaram que a população procurasse abrigo em estruturas de proteção antiaérea. Até ao momento, não há registo oficial de vítimas.
O ataque surge na sequência de uma operação israelita realizada na noite de quinta-feira, que visou infraestruturas nucleares e militares iranianas. De acordo com fontes israelitas, aviões de guerra e drones foram utilizados para atingir alvos estratégicos e eliminar altos responsáveis militares e científicos do programa nuclear do Irão.
Entretanto, a agência de notícias oficial iraniana, Irna, noticiou que as forças de defesa do país abateram duas aeronaves militares israelitas que teriam invadido o espaço aéreo iraniano. As autoridades não divulgaram, até ao momento, a localização exata onde os aparelhos foram derrubados.
A escalada de violência entre os dois países aumenta a tensão na região e preocupa a comunidade internacional, que tem apelado à contenção de ambas as partes.
0 Comments