BBC
A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610 milhões de dólares (540 milhões de libras), ao largo da costa de África Ocidental, anunciaram as autoridades francesas.
Duas embarcações navais francesas, no âmbito da Operação Corymbe, intercetaram, na segunda-feira, a carga de droga a bordo de um barco de pesca sem bandeira, após uma denúncia recebida de serviços de inteligência marítima, autoridades antidroga e da Agência Nacional do Crime do Reino Unido.
A missão naval Corymbe, conduzida por França desde 1990 no Golfo da Guiné, tem como objetivo garantir a segurança numa região onde a pirataria marítima é frequente.
Segundo a marinha francesa, já foram intercetadas 54 toneladas de estupefacientes na região desde o início do ano.
A Prefeitura Marítima Atlântica de França sublinhou a “cooperação estreita entre atores nacionais e internacionais” na luta contra o narcotráfico, destacando a “apreensão notável” de 9,6 toneladas de cocaína.
O Golfo da Guiné, situado ao largo da costa ocidental de África, tem registado várias apreensões de droga nos últimos meses, sendo considerado um ponto estratégico de trânsito no tráfico mundial de estupefacientes, em particular da cocaína proveniente da América do Sul com destino à Europa.
A região chegou a ser considerada a mais perigosa do mundo em termos de pirataria marítima, superando as águas da Somália. Vários países ocidentais têm enviado navios de guerra para apoiar o combate à pirataria.
Em março do ano passado, a marinha francesa realizou uma apreensão recorde de 10,7 toneladas de cocaína, a maior interceção de sempre deste tipo de tráfico ao largo da costa da África Ocidental.
0 Comments