Categories: PolíticaSociedade

País precisa de 3,5 milhões de dólares para viabilizar eleições em junho

A Guiné-Bissau necessita de 3,5 milhões de dólares para viabilizar as eleições legislativas de 4 de junho e aguarda que a comunidade internacional mobilize este montante, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo eleitoral.

Fontes do governo guineense admitiram à Lusa a existência “desse défice”, mas lembraram “o esforço do país” que permitiu suportar, até agora, 70% de todo o financiamento estimado para a realização de eleições.

Na segunda-feira, o governo, representado pelo vice-primeiro-ministro, Soares Sambu, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e parceiros internacionais debateram, num comité de pilotagem ao processo eleitoral, a questão do défice do orçamento e solicitaram ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que contacte a comunidade internacional no sentido de mobilizar e disponibilizar os 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,18 milhões de euros).

Fontes do processo eleitoral indicaram à Lusa que o PNUD alertou para a dificuldade em mobilizar aquele valor “em curto espaço de tempo”, mas prometeu contactar os parceiros internacionais da Guiné-Bissau no sentido de se encontrar um mecanismo que possa viabilizar as eleições.

As mesmas fontes precisaram à Lusa que um dos mecanismos em análise foi solicitar a Portugal que avançasse com 3,5 milhões de dólares, como parte dos cinco milhões de euros que Lisboa anunciou como apoio orçamental à Guiné-Bissau nos próximos três anos.

Uma fonte da comunidade internacional admitiu à Lusa que o governo guineense não coloca objeção a este mecanismo desde que seja aprovado por Portugal.

Assim que os parceiros desembolsarem os apoios prometidos para as eleições legislativas guineenses, o PNUD reporia os 3,5 milhões de dólares avançados por Portugal, explicou a mesma fonte.

O argumento do PNUD é de que “tecnicamente é impossível” mobilizar os 3,5 milhões de dólares tendo em conta a data das eleições, 4 de junho, e os atos prévios que devem ser custeados.

Fonte do governo guineense observou que o cronograma eleitoral “ainda não está em causa”, frisando que ainda hoje os cadernos eleitorais foram entregues pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que Portugal vai enviar “brevemente” alguns materiais para o dia da votação.

Como tem sido hábito nas eleições democráticas na Guiné-Bissau, Portugal disponibiliza boletins de voto, frascos de tinta indelével, formulários de ata síntese, entre outros materiais.
A mesma fonte adiantou que, por outro lado, o PNUD já encomendou, na Dinamarca, as urnas e as cabines de voto, e que esses materiais deverão chegar a Bissau “proximamente”.

O PNUD e o Governo da Guiné-Bissau assinaram em março o Projeto de Apoio aos Ciclos Eleitorais para o período entre 2023 e 2025, no valor de 5,3 milhões de euros.

As eleições legislativas da Guiné-Bissau estão orçadas em 7,9 mil milhões de francos CFA (cerca de 12 milhões de euros), segundo o ministro das Finanças guineense, Ilídio Té.

De acordo com o ministro, até ao início de fevereiro, o Estado guineense já tinha disponibilizado 5,7 mil milhões de francos CFA (cerca de 8,6 milhões de euros).

No início de janeiro, o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes, tinha afirmado que o Governo guineense já tinha financiado 70% do valor do orçamento para a realização das eleições legislativas, esperando que os restantes 30% fossem apoiados pelos parceiros internacionais.

RTB/RTP/Lusa

Redação

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

43 minutes ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago