O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, instou hoje os líderes globais a transformar promessas em ações na reforma das Nações Unidas (ONU) e das instituições financeiras mundiais.
“Ano após ano, fazemos promessas. É hora de as cumprir”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa durante a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Em seu discurso de doze minutos em português, o chefe de Estado argumentou que, sem a reforma da ONU e das instituições financeiras globais, “não é possível alcançar o multilateralismo, a cooperação estreita ou a paz em todo o mundo”.
Ele expressou o desejo de que, em um ano, possamos afirmar que há “mais paz do que guerra, mais justiça, menos desigualdades, maior ação climática e avanços na reforma da ONU e das instituições financeiras”. Além disso, ele alertou que, caso contrário, as pessoas continuam a desconfiar cada vez mais dos seus governantes.
Marcelo Rebelo de Sousa foi o oitavo chefe de Estado a falar no primeiro dia do debate geral anual, que reúne líderes de 193 Estados-membros da ONU.
//RTB/Lusa
A Marcha Verde e a Resolução 2797 celebradas em Bissau
Por ocasião da comemoração do 50.º aniversário da gloriosa Marcha Verde, a Embaixada do Reino de Marrocos na Guiné-Bissau e a Associação dos Estudantes Guineenses Formados no Reino de Marrocos organizam, de 7 a 12 de novembro de 2025, diversas atividades culturais e...


0 Comments