Categories: Política

Domingos Simões Pereira entrega cópia de carta ao Secretário-geral da União Interparlamentar

Domingos Simões Pereira entrega ao Secretário-geral da União Interparlamentar cópia de missiva dirigida ao Presidente da Comissão da CEDEAO

O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, encontra-se em Genebra e foi recebido em audiência esta manhã pelo Secretário-geral da União Interparlamentar (UIP), a quem entregou uma cópia de uma importante missiva dirigida ao Presidente da Comissão da CEDEAO, ampliada a todos os Chefes de Estado e de Governo dessa organização.

A carta em referência foi assinada pelos dirigentes máximos da Plataforma de Aliança Inclusiva Terra Ranka (PAI-TERRA RANKA) e pelo Fórum de Salvação da Democracia (FSD), que agrupa os partidos MADEM-G15, PRS e APU, representando assim mais de 94% do hemiciclo nacional, a casa da democracia guineense.

A missiva expressa os principais pontos de consenso dos partidos políticos guineenses quanto à interpretação das modalidades para o retorno à normalidade democrática na Guiné-Bissau e ao respeito pela ordem constitucional. Nomeadamente, defende a reabertura e funcionamento da ANP, a marcação imediata das eleições presidenciais para o corrente ano, a reposição do Supremo Tribunal de Justiça e a legalização da constituição e funcionamento da Comissão Nacional de Eleições. Os subscritores da carta manifestam ainda o interesse de que a força militar da CEDEAO estacionada no país retome o seu mandato original de apoio à estabilização do país e reforço da segurança geral da população e das instituições da República, em vez da missão atual de acompanhamento das ações repressivas do Presidente da República.

Com esta diligência, os partidos políticos da Guiné-Bissau, aqui devidamente representados pelo Presidente da ANP, solicitam da UIP assistência junto dos Estados membros da CEDEAO, para que deliberem na Cimeira de Julho, evitando-se assim uma maior escalada da tensão política e permitindo o imediato retorno à normalidade.

Fonte: Gabinete do Presidente da ANP.

Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago