Interpol do Senegal detém cidadão guineense procurado pela justiça da Guiné-Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

December 18, 2025

December 18, 2025

As autoridades judiciárias da Guiné-Bissau emitiram um mandado de captura internacional contra o cidadão guineense Hermenegildo Tomás Pereira, colaborador do IFISCAP, suspeito de ter abandonado o país após a alegada apropriação indevida de 2.575.000 francos CFA.

A detenção ocorreu no Aeroporto Internacional de Dakar, na República do Senegal, no âmbito de uma acção conjunta entre a Interpol da Guiné-Bissau e a Interpol senegalesa, no quadro da cooperação policial internacional.

De acordo com informações recolhidas junto das autoridades, em novembro do corrente ano um cidadão apresentou queixa, através da plataforma da Polícia Judiciária, denunciando ter sido alvo de burla informática. O esquema terá envolvido a criação de um perfil falso na rede social Facebook, através do qual o autor se fez passar por uma pessoa próxima da vítima, induzindo-a a transferir a referida quantia para uma conta bancária associada ao suspeito, num banco comercial do país.

Após o levantamento do dinheiro, e beneficiando de liberdade condicional, Hermenegildo Tomás Pereira terá abandonado o território nacional, deslocando-se ao Senegal na companhia da sua esposa.

Face à fuga, o Ministério Público solicitou à Interpol a localização e captura do arguido. A operação resultou na sua detenção no momento em que se preparava para entrar em território senegalês, igualmente acompanhado pela esposa.

As autoridades alertam para o crescimento acentuado de crimes de burla através da internet, recorrendo a diferentes métodos, com vista ao enriquecimento ilícito.

O suspeito foi hoje apresentado ao Ministério Público para interrogatório. Está previsto que o magistrado responsável pelo processo solicite ao Juiz de Instrução Criminal a aplicação da medida de coacção de prisão preventiva.

Fonte: RSM

Artigos relacionados

Governo de transição critica Ramos-Horta, Filipe Nyusi e Marta Temido

Governo de transição critica Ramos-Horta, Filipe Nyusi e Marta Temido

O Governo de transição da Guiné-Bissau criticou hoje o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, o ex-Presidente moçambicano Filipe Nyusi e a eurodeputada portuguesa Marta Temido pelas análises sobre a situação atual do país. Numa declaração partilhada nas redes...

0Comentarios

0 Comments

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE