Categories: Economia

“A campanha de comercialização de castanha de cajú 2021 foi muito positiva” disse Caustar Dafá

O presidente da (ANCA-GB), Caustar Dafá, disse que assumiu a agência e que tem vindo a aplicar a lei como autoridade reguladora, em conformidade com as leis vigentes no país.

Numa entrevista exclusiva a jornal democrata, o presidente da ANCA-GB Caustar Dafá disse a agência não tem andado em sintónia com os operadores económicos nacionais.

Caustar Dafá disse que até 19 de fevereiro deste ano, o país exportou 234.199 toneladas de castanha de cajú, sendo um “número record” na história.

“A campanha de comercialização de castanha de cajú 2021 foi muito positiva para a Guiné-Bissau no sentido geral e em particular para a ANCA-GB”, sublinhou.

Caustar Dafá frisou ainda que se não tivesse havido colaboração entre as instituições que trabalham neste setor, seria difícil conseguir a quantidade que o país exportou.

Questionado sobre o que originou o desentendimento entre a ANCA-GB e os operadores económicos no período da exportação da castanha de cajú.

Caustar Dafá disse que antes de assumir a presidência daquela instituição havia sempre polémica entre operadores económicos e os responsáveis da ANCA-GB, contudo, disse que até ao momento não conseguiu descobrir os verdadeiros motivos desse desentendimento.

Por outro lado Dafá defendeu que é necessário abrir um processo de investigação para descobrir os verdadeiros motivos desse desentendimento.

De acordo com Caustar, a ANCA-GB é uma entidade que tem vocação reguladora da fileira de castanha de cajú e o desenvolvimento da cadeia, ou seja, é uma agência ou departamento transversal que completa o sentido dos outros departamentos, nomeadamente o Ministério do Comércio, agricultura e as outras entidades.

O presidente da ANCA-GB disse não compreender por que razão os operadores económicos não se entendem nas operações finais.

“Portanto, a Polícia Judiciária e o Ministério Público não podem ficar quietos, enquanto existem pessoas que querem colocar o Estado numa situação difícil”, frisou

Caustar Dafá lembrou que quando foi criada, a ANCA conseguiu a aprovação da taxa de sobrevalorização no valor de 5 francos por quilograma, que tem a sua aplicação direta de acordo com a lei.

//RTB – O democrata

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago