Categories: Política

“A finalidade do PAIGC é trabalhar para o povo da Guiné-Bissau” – Manuel dos Santos

O dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que deverá encabeçar a delegação negocial do mesmo partido para o governo de iniciativa presidencial disse que a finalidade do seu partido é trabalhar para o Povo da Guiné-Bissau, e se têm que fazer algumas cedências para o efeito as farão.

Manuel dos Santos vulgo Manecas, fez estas declarações em entrevista a DW África , sobre se o partido não teme que possa suscitar críticas, nomeadamente de alguma incoerência, uma vez que o PAIGC tem-se pautado por uma posição bastante crítica relativamente ao Presidente guineense e está em permanente rota de colisão com Sissoco, ao integrar agora um governo de iniciativa presidencial.

Manuel dos Santos – Dirigente do PAIGC

Dos Santos acrescentou que o líder do mesmo partido quando saiu do encontro com Sissoco Embaló disse claramente que os interesses do país estão acima da necessidade que ele tem de preservar a sua imagem e da eventual “falta de coerência” de que podem ser acusados.

Perguntado sobre a sua impressão após o encontro com o Presidente da República, respondeu que saíram com uma impressão de que há uma mudança por parte do Presidente e há uma certa distensão no clima, e diz pensar que, é bom para poderem chegar a um entendimento que viabilize a próxima legislatura e que ponha o país em melhores circunstâncias.

O veterano da luta defendeu a presença razoável no governo, no qual vai tomar decisões importantes sobre os problemas que houve recentemente, sobre a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o recenseamento eleitoral e todo o processo eleitoral.

Sustentou que, caso vieram a integrar ao referido governo, as prioridades do partido são de querer dar uma contribuição para melhorar a situação geral do país, tendo em conta a experiência que tem, e preparar para a próxima legislatura, nomeadamente, atualizar o recenseamento de eleitores, mudar a direcção da CNE e todo o staff e realizar as próprias eleições.

Manecas dos Santos disse também que a prticipação do seu partido no governo de iniciativa presidencial se deve ao fim da Xª Legislatura e para isso devem preparar para a XIª.

“Isso envolve recenseamentos eleitorais, eleições e uma CNE que hoje não existe. Portanto, achamos que o PAIGC não pode estar ausente desta preparação das próximas eleições, e pode dar uma contribuição positiva no melhoramento da situação geral da populações aqui no país”, disse.

Sublinhou que vão negociar a entrada, e em princípio, a delegação negociqal vai ser chefiada por ele e que vai sentar com os representantes do governo para ver qual será a distribuição dos pelouros do Estado que vão caber ou não ao partido libertador.

RTB/ANG

Redação

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

32 minutes ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago