O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje o fim do mandato da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) a partir de 30 de junho e sua subsequente retirada do país após 10 anos de serviço.
A resolução foi adotada de forma unânime com 15 votos favoráveis de todos os Estados-membros do Conselho de Segurança, após o Governo do Mali solicitar explicitamente a retirada “imediata” da missão do país. Atualmente, a MINUSMA conta com mais de 17 mil membros, sendo uma das maiores missões da ONU no mundo.
Além de encerrar o mandato da MINUSMA em 30 de junho, a resolução agora aprovada determina que a missão inicie imediatamente, em 1 de julho, a transferência de suas tarefas e a retirada ordenada e segura de seu pessoal. O objetivo é concluir esse processo até 31 de dezembro deste ano.
//RTB/DW
Escândalo: Curandeiro acusado de violar e engravidar oito mulheres, incluindo quatro menores
Senenews A brigada de investigação de Ziguinchor desmantelou as atividades de um curandeiro acusado de abuso sexual. A.R. Diatta, conhecido por exercer funções de feticeiro, foi detido sob suspeita de ter violado várias das suas pacientes desde 2022, de acordo com...


0 Comments