Categories: Política

Antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau Nuno Nabiam renuncia ao cargo de conselheiro especial do Presidente

TV BANTABA, 21 de fevereiro de 2024 – O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, renunciou ao cargo de Conselheiro Especial do Presidente, alegando divergências com a atuação do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.
Nabiam apresentou a sua renúncia numa carta datada de 16 de fevereiro, a que a Lusa teve acesso, onde justifica a decisão pela “falta de diálogo” e “constantes interferências”, bem como pela “tentativa de politizar e sequestrar as forças de segurança” por parte do Presidente.
Na missiva dirigida a Sissoco Embaló, o antigo primeiro-ministro agradece a confiança política na sua nomeação, mas conclui que “já não existem condições morais e políticas” para continuar no cargo.

Nabiam destaca a necessidade de eleições após a dissolução da Assembleia Nacional Popular, em dezembro, e considera que o Presidente “não se mostrou aberto ao diálogo para criar condições para uma governação pacífica e estável do país”.

O antigo primeiro-ministro menciona também, como motivos para a demissão, “as constantes interferências” do Presidente “no funcionamento das instituições democráticas do país”, incluindo o parlamento, o Governo, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, a Procuradoria-Geral da República e os partidos políticos.

Ele também acusa Umaro Sissoco Embaló de “tentar sequestrar e politizar as forças de segurança do país, apenas para servir interesses eleitorais, agindo como senhor absoluto”.

Nabiam menciona ainda “discursos de intimidação e ofensas à moral pública” e “reiteradas violações dos direitos humanos cometidas pelas forças palacianas contra as populações, sem direito de reivindicação”.

“Estes fatos, entre outros, não estão de acordo com a minha personalidade e forma de fazer política ao serviço do povo da Guiné-Bissau”, acrescenta.

Nuno Nabiam conclui que já não tem condições para continuar como Conselheiro Especial, tendo em conta as suas responsabilidades políticas perante o eleitorado e o povo guineense em geral, enquanto presidente da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).

//RTB/Lusa

Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago