CNN
O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos e 806 feridos.
No total, 2.124.553 pessoas foram afetadas, distribuídas em 446 municípios gaúchos. Segundo a Defesa Civil, 538.245 indivíduos estão desalojados e 79.494 foram para abrigos.
Desde o início das operações de resposta à tragédia ambiental, 76.483 pessoas e 11.002 animais foram resgatados.
Até a tarde desta terça-feira, a conta Pix criada pelo governo gaúcho para arrecadar recursos destinados a auxiliar as pessoas afetadas pelas enchentes já havia recebido pouco mais de R$ 101,3 milhões. Na segunda-feira (13), o governador Eduardo Leite anunciou a contratação de uma empresa para auditar essa conta.
Atualmente, 125.456 clientes da CEE Equatorial estão sem energia elétrica, o que equivale a 6,9% do total. Outros 132,6 mil clientes da RGE Sul estão sem luz, correspondendo a 4,3% do total.
Aproximadamente 159,6 mil clientes da Corsan (5% do total) ainda estão sem água.
Em relação às estradas, o estado ainda apresenta 100 trechos com bloqueios totais e parciais em 51 vias.
Veja os números:
Nível do Guaíba permanece elevado
Segundo o monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível do lago Guaíba, que banha a região metropolitana de Porto Alegre, continua elevado.
No último balanço, às 17 horas, o nível estava em 5,23 metros – o mesmo registrado nas duas medições anteriores.
O ponto mais alto registrado no Guaíba em toda a história, de 5,33 metros, foi alcançado na atual enchente, nos dias 5 e 6 de maio. Anteriormente, o recorde era da enchente de 1941, quando atingiu entre 4,75 e 4,76 metros.
Para referência, a cota de alerta do Guaíba é de 2,5 metros, enquanto a de inundação é de 3 metros.
Veja o nível dos principais rios do estado:
RTB/CNN
Gabú, Guiné-Bissau – A esquina atrás do Comité de Estado de Gabú é um ponto…
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…