O Brigadeiro-General Júlio Nhaté Sulté encontra-se ainda detido nas celas da segunda esquadra em Bissau, apesar de os magistrados titulares do processo terem ordenado, no passado dia 08 de abril de 2022, a sua soltura.
A informação avançada pelo jornal Democrata esta segunda-feira (18.04), Júlio Nhaté não terá sido soltado por uma decisão do Estado-Maior General das Forças Armadas.
“Recebemos a ordem de soltura de Júlio Nhaté, mas o Estado-Maior ordenou que não a executemos. Ele continua detido nas celas da segunda esquadra. O Coronel Sanca Bucuque e Cabo Alexandre Matchina Martins da Silva foram soltados” explicou a fonte de Jornal o Democrata, informando, por outro lado, da situação do Contra- Almirante Bubo Na Tchutu.
“Bubo estava também detido na segunda esquadra. Mas já saiu, porque está doente. Neste momento, ele está internado no hospital militar. Soube que padece de inchaço”.
No passado dia 08 de abril de 2022, os magistrados titulares do processo n°74/2022 tinham decidido aplicar aos suspeitos da tentativa de golpe de Estado de 1 de fevereiro, o Brigadeiro-General Júlio Nhaté Sulté, o Coronel Sanca Bucuque e o Cabo Alexandre Matchina Martins da Silva, a medida de coação (apresentação periódica em cumulação com o Termo de Identidade e Residência – TIR), e, em consequência, ordenaram que esses suspeitos fossem “imediatamente” restituídos à liberdade das instalações prisionais em que se encontravam detidos.
//RTB- democrata
O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…
BBC A junta militar do Burkina Faso expulsou a mais alta responsável das Nações Unidas…
BBC As autoridades militares do Mali anunciaram a detenção de um cidadão francês, acusado de…
Lusa Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e…
Reuters LONDRES/DAKAR, 14 de agosto (Reuters) – A União Africana manifestou apoio a uma campanha…
O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quinta-feira, no Palácio da República,…