Categories: Política

CEDEAO e UNOWAS: Missão de Alto Nível à Guiné-Bissau

Abuja, Nigéria, 20 de fevereiro de 2025

CEDEAO E UNOWAS VÃO DESENVOLVER MISSÃO POLÍTICA DE ALTO NÍVEL À GUINÉ-BISSAU PARA APOIAR ESFORÇOS POLÍTICOS RUMO À PAZ E ESTABILIDADE NO PAÍS, DE 23 A 28 DE FEVEREIRO DE 2025

O Presidente da Comissão, S. Exa. Dr. Omar Alieu Touray, irá deslocar uma missão política de alto nível a Bissau, de 23 a 28 de fevereiro de 2025, com o objetivo de apoiar os esforços nacionais em prol da paz e da estabilidade. Esta iniciativa está em conformidade com a diretiva da 66.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada a 15 de dezembro de 2024, em Abuja, Nigéria, que determinou “enviar uma missão política de alto nível à Guiné-Bissau, em coordenação com o UNOWAS, para apoiar os esforços nacionais de paz e estabilidade, de acordo com as necessidades e requisitos do país, e em estreita colaboração com a Comissão da CEDEAO.”

A missão será liderada por S. Exa. a Dr.ª Mariama Baguidi Hirsi, Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros do Senegal, acompanhada por uma delegação de alto nível composta por representantes de organizações regionais e internacionais. Entre as figuras de relevo inclui-se o Embaixador Baba Gana Kingibe, Representante Especial da UA para o Corno de África, bem como outros representantes do Sistema das Nações Unidas e da CEDEAO.

O principal objetivo desta missão é apoiar a Guiné-Bissau na consolidação dos progressos democráticos alcançados nos últimos anos, bem como promover o diálogo inclusivo para garantir uma paz e estabilidade duradouras no país. A missão visa igualmente reforçar o compromisso de todos os atores políticos, da sociedade civil e das instituições estatais com a estabilidade e com uma governação pacífica.

A CEDEAO e o UNOWAS reafirmam o seu compromisso de trabalhar em estreita colaboração com o governo e o povo da Guiné-Bissau, bem como com todos os parceiros interessados, de forma a promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável no país.

FIM

Redação

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

3 hours ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago