Categories: Saúde

Centro de saúde de Buba sem ambulância e camas para internamento

O paludismo continua a ser um dos maiores problemas de saúde registados no centro de saúde de Buba, região de Quinará, sul da Guiné-Bissau. O centro não dispõe de ambulâncias e nem condições eficazes para atendimento

Informou à Rádio Sol Mansi, o diretor clínico deste centro de saúde tipo (A). A RSM esteve no centro, na semana passada, e constatou a real situação do seu funcionamento caracterizado por várias dificuldades, incluindo evacuação.

De acordo com o médico, Serifo Tchantchalan, os doentes outrora chegam tarde ao hospital deixando pouco espaço de intervenção médica.

Durante a nossa estada, confirmamos que o Centro de Saúde de Buba conta com três áreas sanitárias (Banta, N´djassan e Buba), com apenas três médicos, três parteiras e outras adaptadas, dois técnicos de laboratório e 45 enfermeiros e a maioria está em Bissau a frequentar o curso superior.

Nesta senda, Tchantchalan diz que a situação tem constituído uma preocupação em dar resposta aos utentes que, segundo ele diariamente, realizam 50 ou mais consultas.

De acordo ainda com o clínico geral, o centro dispõe de 17 camas para os internamentos das quais, 9 para adultos e 8 para as crianças.

Em termo da evacuação dos pacientes, médico diz que de Buba para Bissau conseguem graças à criação das redes de ambulâncias mas, nas aldeias os pacientes são obrigados a ser transportados com as motorizadas sobretudo as grávidas na zona em que as redes rodoviárias não é dos normais do país, por isso, pede às autoridades competentes para resolver a situação da única ambulância do centro que se encontra parado há dois anos por questão mecânicas.

A situação da evacuação dos pacientes no interior do país para centros de saúde continua a ser os maiores problemas dada a precariedade das vias rodoviárias.

Muitas famílias relatam a perda da vida dos seus pacientes no decurso da viagem que outrora se realiza com motorizadas ou a “careta do burro” para um centro de saúde.

//RTB – RSM

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago

Supremo exclui PAI – Terra Ranka da lista provisória

RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…

2 weeks ago