O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo a imposição de tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos, em resposta à recusa do governo colombiano em aceitar dois voos de deportação de migrantes. Trump também ordenou restrições de visto para funcionários do governo colombiano e seus aliados, além de inspeções alfandegárias reforçadas para cidadãos e mercadorias colombianas que entram nos EUA.
Em resposta, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que aumentará em 25% as tarifas sobre as importações dos EUA e disponibilizará o avião presidencial para garantir o retorno digno dos migrantes deportados. Petro enfatizou que os migrantes não são criminosos e devem ser tratados com dignidade.
Esta disputa surge após a Colômbia recusar a entrada de dois voos militares dos EUA que transportavam migrantes deportados, alegando que os migrantes não estavam sendo tratados de forma digna. Trump afirmou que a decisão de Petro coloca em risco a segurança nacional dos EUA e ameaçou aumentar as tarifas para 50% em uma semana, caso a situação não seja resolvida.
A tensão entre os dois países reflete divergências sobre políticas migratórias e pode ter implicações significativas para o comércio bilateral, especialmente em setores como petróleo, café e flores.
France24
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…