A Comissão da CEDEAO está a organizar um workshop de três dias de capacitação sobre o Quadro de Resultados Continental (QCR) para monitorização e estabelecimento em Abuja, Nigéria, para as partes interessadas nacionais relevantes e pessoas focais. Os participantes incluem representantes de parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil, Ministério Federal dos Assuntos da Mulher e Desenvolvimento Social da Nigéria, ministérios estaduais dos assuntos da mulher, instituições de segurança e outros ministérios, departamentos e agências. O evento, que acontece de 19 a 21 de setembro de 2023, é organizado pela Divisão de Segurança Humana e Sociedade Civil da Comissão da CEDEAO,
Na abertura, a Sra. Funke Oladipo, Diretora do Desenvolvimento da Mulher, que representou a Honorável Ministra dos Assuntos da Mulher da República Federal da Nigéria, Sra. Uju Kennedy Ohanenye, disse que desde a adoção pela Nigéria da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as mulheres, paz e segurança, o ministério continua, em colaboração com as principais partes interessadas, a implementação de iniciativas identificadas no segundo Plano Nacional, cuja terceira edição está em desenvolvimento. O ministério também continua a apoiar as mulheres que trabalham pela paz, bem como as sobreviventes de violência sexual relacionada com conflitos, que exigem justiça; também lidera ações em favor da participação efetiva das mulheres nos processos de construção da paz.
Ela também indicou que a CEDEAO simplificou a ferramenta para facilitar a sua utilização. Segundo ela, o objectivo desta formação é fortalecer as capacidades das partes interessadas para utilizar a ferramenta e fornecer os dados e informações necessários para a defesa e mobilização de recursos na África Ocidental.
Por sua vez, Tamwakat Golit, representante do projecto GIZ-EPSAO, reiterou o compromisso da sua organização em ajudar a CEDEAO a criar sociedades justas e fortes na região da África Ocidental, através da sua política de desenvolvimento feminista que visa eliminar estruturas que discriminam mulheres, meninas e pessoas marginalizadas.
Fonte: https://ecowas.int/la-commission-de-la-cedeao-organise-a-lintention-des-acteurs-nationaux-concernes-un-atelier-sur-le-cadre-continental-de-resultats-concernant-lagenda-femmes-paix-et-securite-fps/?lang=fr
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…