Dois mortos e mais de 500 detidos na França durante celebrações pela vitória do PSG na Liga dos Campeões.

Violência marca comemorações do primeiro título europeu do clube parisiense; autoridades contabilizam centenas de prisões e dezenas de feridos

Paris — O que era para ser uma noite de festa transformou-se em caos em diversas cidades da França após a vitória histórica do Paris Saint-Germain (PSG) na final da Liga dos Campeões da UEFA, no sábado (31). Durante as comemorações, dois jovens morreram, mais de 500 pessoas foram detidas e quase 200 ficaram feridas em confrontos com a polícia.

O PSG goleou o Inter de Milão por 5 a 0 e conquistou o primeiro título europeu de sua história. A vitória mobilizou milhares de torcedores às ruas de Paris e de outras cidades francesas. No entanto, os festejos foram marcados por distúrbios, vandalismo e confrontos violentos com as forças de segurança.

De acordo com o Ministério do Interior, 559 pessoas foram presas em todo o país, sendo 294 apenas na capital. Em Paris, 5.400 policiais foram mobilizados para conter os tumultos, que incluíram saques a lojas, incêndios e depredações. Ao todo, 692 focos de incêndio foram registrados, com 264 veículos queimados.

As duas mortes ocorreram em episódios separados: uma jovem de 20 anos morreu atropelada na capital, e um adolescente de 17 anos foi esfaqueado em Dax, no sudoeste do país. Além disso, ao menos 192 pessoas ficaram feridas, incluindo policiais.

As autoridades francesas condenaram os atos de violência e destacaram que, embora a maioria dos torcedores tenha comemorado de forma pacífica, grupos radicais se aproveitaram da situação para provocar desordem. Em nota oficial, o PSG lamentou os incidentes e pediu que a torcida celebre “com responsabilidade, respeito e espírito esportivo”.

A polícia segue investigando os responsáveis pelos atos mais graves e deve manter reforço de segurança nos próximos dias.

Mutaro Djalo

Recent Posts

API-CG rejeita decisão do Supremo Tribunal de Justiça e garante presença nas eleições de Novembro

A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…

7 hours ago

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

1 day ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

1 day ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

3 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

4 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

4 days ago