O exercício militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominado Felino 2023, teve início hoje em Bissau, na Guiné-Bissau, contando com a participação de Portugal, Cabo Verde, Brasil e Timor-Leste.
O brigadeiro-general Samuel Fernandes, porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, afirmou que se trata de “um dos mais importantes eventos da CPLP, a realização de um exercício militar multinacional”.
De acordo com o brigadeiro-general Samuel Fernandes, o exercício Felino “demonstra a determinação” dos países membros da CPLP em “desenvolver um esforço conjunto para conferir maior projeção e visibilidade às capacidades da comunidade em matéria de segurança coletiva e cooperativa”.
O Felino 2023 decorrerá até quinta-feira e terá, na Guiné-Bissau, o formato de Exercício na Carta, anteriormente denominado Exercício de Posto de Comando. O formato Forças no Terreno terá lugar em 2024, em Portugal.
O objetivo do exercício militar Felino é avaliar a capacidade de intervenção dos países da CPLP em missões de apoio à paz e de ajuda humanitária a nível técnico e operacional.
No entanto, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Moçambique não participarão neste exercício.
RTP/Nam/Lusa
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…