Numa mensagem dirigida ao rei Mohammed VI, o Presidente francês, Emmanuel MACRON, anunciou oficialmente ao soberano que “considera que o presente e o futuro do Sahara Ocidental se inscrevem no quadro da soberania marroquina”, afirma o Gabinete Real em comunicado na terça-feira.
Na mesma Mensagem, que coincide com a comemoração do 25.º aniversário da Festa do Trono, o Presidente da República Francesa assegura a Sua Majestade o Rei da “intangibilidade da posição francesa sobre esta questão de segurança nacional para o Reino” e que o seu país “tenciona agir em conformidade com esta posição no plano nacional e internacional”.
Para o efeito, Sua Excelência o Presidente Emmanuel MACRON declarou que “para a França, a autonomia sob a soberania marroquina é o quadro em que esta questão deve ser resolvida.
“O nosso apoio ao plano de autonomia proposto por Marrocos em 2007 é claro e constante”, acrescentando que este plano ‘é atualmente a única base para alcançar uma solução política justa, duradoura e negociada, em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas’.
“Hoje, um consenso internacional cada vez mais amplo está a emergir”, observou o Chefe de Estado francês, a propósito do Plano de Autonomia sob soberania marroquina, acrescentando que ‘a França está a desempenhar plenamente o seu papel em todos os fóruns relevantes’, em particular através do apoio do seu país aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e do seu Enviado Pessoal.
“É tempo de avançar. Encorajo, pois, todas as partes a reunirem-se com vista a uma solução política, que está ao nosso alcance”, declarou o Presidente MACRON na sua mensagem.
Por outro lado, após ter saudado os esforços de Marrocos para promover o desenvolvimento económico e social do Sahara marroquino, o Presidente da República Francesa comprometeu-se a que “a França apoie Marrocos neste processo em benefício das populações locais”.
Este anúncio da República Francesa, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, constitui um desenvolvimento importante e significativo no apoio à soberania marroquina sobre o Sahara. Inscreve-se na dinâmica gerada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, e apoiada por numerosos países de diferentes regiões do mundo, a favor da integridade territorial de Marrocos e do plano de autonomia como quadro exclusivo de resolução deste diferendo regional.
//RTB
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…
RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…