Categories: Sociedade

Governo afirma que cortes de energia não se devem a falta de pagamento

O Executivo guineense esclareceu hoje que os cortes de energia ocorridos na capital do país não estão ligados à falta de pagamento à empresa turca fornecedora de eletricidade à cidade. O secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, afirmou que a dívida existe e está em processo de pagamento, com mais de 4,6 milhões de dólares (4,16 milhões de euros) já desembolsados até ontem para regularizar parte da dívida que a EAGB (Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau) tem com a Karpower.

Baldé falou após uma reunião com a direção da EAGB, gerida por um consórcio formado pela EDP, Águas de Portugal e Leadership Business Consulting, sob contrato com o Banco Mundial. A energia elétrica de Bissau é fornecida pela central flutuante da empresa turca Karpower.

O secretário de Estado sublinhou que as falhas na rede são técnicas e não há ligação entre os cortes devido a problemas técnicos e o atraso no pagamento. Segundo o governante, das sete faturas em atraso, duas foram pagas na quinta-feira e cinco ainda estão pendentes. Uma carta de crédito cobre três dessas faturas, restando pagar à empresa turca 3,8 milhões de dólares (3,4 milhões de euros).

Questionado se a empresa não deveria assumir os pagamentos, o secretário de Estado do Tesouro realçou que é importante saber se o montante pago pelos clientes é suficiente para cobrir as despesas. A EAGB tem um défice mensal de mil milhões de francos CFA (1,5 milhões de euros), entre as suas receitas e despesas.

Mamadu Baldé salientou que há um problema de tesouraria que só pode ser resolvido com o aumento das receitas, mas recordou que o Estado é o único acionista da empresa. O diretor-geral da EAGB, Mário Pereira, reconheceu a preocupação da empresa em garantir o fornecimento de bens essenciais e afirmou que estão num processo de renovação da rede, tanto de água como de eletricidade, com a ajuda de parceiros internacionais. Pereira garantiu que a empresa está comprometida em minimizar os problemas técnicos e operacionais.

RTB/Visao/Lusa

Redação

Recent Posts

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago

Supremo exclui PAI – Terra Ranka da lista provisória

RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…

2 weeks ago