Categories: Sociedade

Governo responde às acusações de Matchu Biagué sobre venda de terrenos

Bissau, 26 de Agosto de 2025 – O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, através da Direção-Geral de Geografia e Cadastro, reagiu esta segunda-feira às declarações proferidas por Matchu Biagué, no dia 24 de agosto, durante uma conferência de imprensa transmitida pela Rádio TV Bantaba.

No comunicado, assinado pelo Diretor-Geral Braima Biai, a instituição rejeita as acusações e classifica-as como “inúmeras inverdades”, apresentando documentos e testemunhos que, segundo o Ministério, comprovam a responsabilidade de Matchu Biagué em vários atos de venda irregular de terrenos.

Entre os pontos destacados, o documento refere que:
• As primeiras vendas de terrenos por Matchu Biagué datam de 2002 e 2003, período em que Braima Biai ainda não exercia o cargo de Diretor-Geral, nem os atuais responsáveis integravam a direção.
• Biagué terá assinado a desanexação de parcelas de 9.000 m² e posteriormente de 28.800 m², em nome de familiares e de um irmão que o próprio designa como “ilegítimo”, assinando ainda declarações de compra e venda.
• O Ministério acusa o ex-responsável de ter efetuado uma dupla venda, criando sobreposição de direitos sobre os mesmos terrenos, situação que está na origem de atuais litígios.

O comunicado acrescenta que Matchu Biagué “vem fazendo teatro de vítima da administração pública”, mas que existem assinaturas suas em documentos oficiais que comprovam a sua implicação.

A Direção-Geral recorda ainda que todos os atos administrativos relacionados com concessões de terra “foram estritamente legais” e assegura estar disponível para colaborar com a justiça, tendo já remetido informações e anexos com as assinaturas de Biagué às autoridades competentes.

“Matchu Biagué foi responsável pela dupla venda de terrenos, originando a atual confusão. O próprio encontra-se em conflito com os herdeiros e família”, lê-se no documento, que conclui afirmando que “tudo o que vier a ser falado poderá dificultar o curso da justiça”.

O comunicado oficial foi emitido em Bissau, no dia 25 de agosto de 2025, e assinado pelo Diretor-Geral da Direção de Geografia e Cadastro, Eng.º Braima Biai.

Redação

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

5 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

6 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago