Categories: Sociedade

Governo responde às acusações de Matchu Biagué sobre venda de terrenos

Bissau, 26 de Agosto de 2025 – O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, através da Direção-Geral de Geografia e Cadastro, reagiu esta segunda-feira às declarações proferidas por Matchu Biagué, no dia 24 de agosto, durante uma conferência de imprensa transmitida pela Rádio TV Bantaba.

No comunicado, assinado pelo Diretor-Geral Braima Biai, a instituição rejeita as acusações e classifica-as como “inúmeras inverdades”, apresentando documentos e testemunhos que, segundo o Ministério, comprovam a responsabilidade de Matchu Biagué em vários atos de venda irregular de terrenos.

Entre os pontos destacados, o documento refere que:
• As primeiras vendas de terrenos por Matchu Biagué datam de 2002 e 2003, período em que Braima Biai ainda não exercia o cargo de Diretor-Geral, nem os atuais responsáveis integravam a direção.
• Biagué terá assinado a desanexação de parcelas de 9.000 m² e posteriormente de 28.800 m², em nome de familiares e de um irmão que o próprio designa como “ilegítimo”, assinando ainda declarações de compra e venda.
• O Ministério acusa o ex-responsável de ter efetuado uma dupla venda, criando sobreposição de direitos sobre os mesmos terrenos, situação que está na origem de atuais litígios.

O comunicado acrescenta que Matchu Biagué “vem fazendo teatro de vítima da administração pública”, mas que existem assinaturas suas em documentos oficiais que comprovam a sua implicação.

A Direção-Geral recorda ainda que todos os atos administrativos relacionados com concessões de terra “foram estritamente legais” e assegura estar disponível para colaborar com a justiça, tendo já remetido informações e anexos com as assinaturas de Biagué às autoridades competentes.

“Matchu Biagué foi responsável pela dupla venda de terrenos, originando a atual confusão. O próprio encontra-se em conflito com os herdeiros e família”, lê-se no documento, que conclui afirmando que “tudo o que vier a ser falado poderá dificultar o curso da justiça”.

O comunicado oficial foi emitido em Bissau, no dia 25 de agosto de 2025, e assinado pelo Diretor-Geral da Direção de Geografia e Cadastro, Eng.º Braima Biai.

Redação

Recent Posts

CNE prorroga prazo para candidaturas às Comissões Regionais

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da República da Guiné-Bissau anunciou esta sexta-feira, 29 de…

8 hours ago

PAI-Terra Ranka denuncia tentativa de manipulação eleitoral pela CNE

A Coligação Plataforma de Aliança Inclusiva – Terra Ranka (PAI-TR), vencedora das últimas legislativas com…

13 hours ago

Drama: Corpo sem vida descoberto em arrozal

Senenews Um corpo sem vida, já em avançado estado de decomposição, foi descoberto esta quinta-feira…

1 day ago

Junta da Guiné-Junta suspende partidos de Alpha Condé, Cellou Dalein Diallo e do PRP

A junta militar da Guiné suspendeu, por um período de três meses, três dos maiores…

6 days ago

URGENTE: Confirmado primeiro caso de Mpox (varíola dos macacos) em Dakar

Senenews O Ministério da Saúde e da Ação Social (MSAS) anunciou este sábado, 23 de…

6 days ago

Mali: antigo primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga acusado de desvio de fundos públicos

O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…

1 week ago