Odemocrata
Na noite passada, um grupo de elementos da Guarda Nacional invadiu o serviço de Piquete da Polícia Judiciária, localizado em frente ao mercado de Bandim, com o objetivo de remover das celas o Ministro da Economia e das Finanças, Suleimane Seidi, e o Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, que haviam sido detidos por ordem do Ministério Público.
Seidi e Monteiro foram interrogados na tarde de quinta-feira, 30 de novembro de 2023, para esclarecer o pagamento de seis biliões de francos cfa, o equivalente a cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos, a 11 empresas. O interrogatório foi conduzido pela equipe da Comissão de Inquérito do Gabinete de Combate à Corrupção e durou mais de quatro horas.
Os magistrados determinaram a prisão do ministro e do secretário de Estado, alegando que essa medida visa preservar a investigação em curso.
Os dois governantes foram transportados numa viatura até às celas do serviço de Piquete da PJ, localizado junto ao mercado de Bandim.
O Democrata apurou que uma viatura com elementos da Guarda Nacional, armados com AK-47 e “bajukas”, invadiu as celas da PJ, dirigiu-se às celas e retirou o Ministro da Economia e das Finanças, Suleimane Seidi, e o Secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, levando-os para um local desconhecido.
RTB/Odemocrata
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…