Categories: ONU

Guiné-Bissau Recebe Workshop da ONU para Revisão de Projetos de Consolidação da Paz

“Workshop de Revisão Técnica do Portfólio de Projetos do Fundo da Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau”

[Rádio TV Bantaba, 13 de fevereiro de 2024] – decorre nos dias 14 e 15 de fevereiro, um workshop com o objetivo de atualizar as partes interessadas sobre a carteira de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), destacando conquistas e desafios.

O encontro visa promover a troca de informações, fomentar a cooperação entre os projetos, enfrentar os desafios na implementação destes à luz dos recentes desenvolvimentos no país, e avaliar a necessidade de ajustes ou revisões. Além disso, será apresentado o plano de trabalho para o ano de 2024.

Participarão representantes de cada equipe de projeto, incluindo gestores, pessoal técnico e partes interessadas relevantes, como pontos focais do setor público e organizações da sociedade civil.

Espera-se que o workshop resulte em informações atualizadas sobre os projetos, oportunidades de cooperação, desafios identificados e propostas de adaptação, recomendações para aprimoramento ou revisão dos projetos, e um plano de trabalho definitivo para 2024.

O PBF mantém atualmente oito projetos na Guiné-Bissau, com um investimento total de cerca de 22 milhões de dólares desde 2020. Estes projetos abrangem diversas áreas, como fortalecimento do sistema de justiça e segurança, combate ao tráfico de drogas e crime organizado, promoção da participação dos jovens na tomada de decisões, melhoria da governança na saúde pública, prevenção de conflitos sobre recursos naturais e estabilização política.

O Fundo de Consolidação da Paz (PBF) é o principal instrumento financeiro das Nações Unidas para a manutenção da paz em países ou situações em risco ou afetados por conflitos violentos. Desde 2007, tem sido um parceiro crucial da Guiné-Bissau, investindo cerca de 65 milhões de dólares em projetos que apoiam reformas institucionais e promovem a estabilidade política, alinhados com os objetivos do Pacto de Estabilidade de 2019 e o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2022-2026.

//RTB

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

4 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago