Categories: ONU

Guiné-Bissau Recebe Workshop da ONU para Revisão de Projetos de Consolidação da Paz

“Workshop de Revisão Técnica do Portfólio de Projetos do Fundo da Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau”

[Rádio TV Bantaba, 13 de fevereiro de 2024] – decorre nos dias 14 e 15 de fevereiro, um workshop com o objetivo de atualizar as partes interessadas sobre a carteira de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), destacando conquistas e desafios.

O encontro visa promover a troca de informações, fomentar a cooperação entre os projetos, enfrentar os desafios na implementação destes à luz dos recentes desenvolvimentos no país, e avaliar a necessidade de ajustes ou revisões. Além disso, será apresentado o plano de trabalho para o ano de 2024.

Participarão representantes de cada equipe de projeto, incluindo gestores, pessoal técnico e partes interessadas relevantes, como pontos focais do setor público e organizações da sociedade civil.

Espera-se que o workshop resulte em informações atualizadas sobre os projetos, oportunidades de cooperação, desafios identificados e propostas de adaptação, recomendações para aprimoramento ou revisão dos projetos, e um plano de trabalho definitivo para 2024.

O PBF mantém atualmente oito projetos na Guiné-Bissau, com um investimento total de cerca de 22 milhões de dólares desde 2020. Estes projetos abrangem diversas áreas, como fortalecimento do sistema de justiça e segurança, combate ao tráfico de drogas e crime organizado, promoção da participação dos jovens na tomada de decisões, melhoria da governança na saúde pública, prevenção de conflitos sobre recursos naturais e estabilização política.

O Fundo de Consolidação da Paz (PBF) é o principal instrumento financeiro das Nações Unidas para a manutenção da paz em países ou situações em risco ou afetados por conflitos violentos. Desde 2007, tem sido um parceiro crucial da Guiné-Bissau, investindo cerca de 65 milhões de dólares em projetos que apoiam reformas institucionais e promovem a estabilidade política, alinhados com os objetivos do Pacto de Estabilidade de 2019 e o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2022-2026.

//RTB

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

API-CG rejeita decisão do Supremo Tribunal de Justiça e garante presença nas eleições de Novembro

A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…

24 hours ago

Marinha francesa apreende quase 10 toneladas de cocaína ao largo da costa de África Ocidental

BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…

2 days ago

Eleições gerais: STJ diz que os partidos que integram a coligação “PAI–Terra Ranka” podem concorrer isoladamente

Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…

2 days ago

Supremo Tribunal rejeita registo da coligação PAI TERRA RANKA para eleições de 2025

Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…

4 days ago

Bolama: Regulo João Nhaga desaparecido desde 20 de setembro

A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…

4 days ago

Presidente do APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, renuncia à aliança API-CG

Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…

5 days ago