Categories: Saúde

Guiné-Bissau vai ter uma fábrica de oxigénio com a produção diária de 160 botijas.

O ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumbá, disse que na próxima dia 10 chega ao país um conjunto de materiais para a instalação de uma fábrica de oxigénio no Hospital Nacional Simão Mendes “HNSM”.

O ministro da saúde que falava em entrevista á Rádio Sol Mansi esclarece que os materiais foram comprados em Portugal e custam 380 mil euros.

Com isso, Dionísio disse ainda o país vai colmatar as dificuldades enfrentas no país sendo que diariamente o país poderá estar à altura de produzir 106 garrafas de oxigénio.

O ministro da saúde pública explica que ainda existe projeto para a compra do aparelho de scânner e brevemente serão colocados aparelhos de Raio X que poderá ser colocado nos hospitais das regiões.

O ministro anuncia que tem um projeto para o tratamento adequado dos lixos biomédicos.

“Neste momento nós estamos a tentar negociar com o Banco Mundial para angariarmos fundos para criar condições necessárias para o tratamento dos lixos biomédicos”.frisou

//RTB – RSM

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

5 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago