“Erradicar o trabalho infantil: fazer o balanço e manter o compromisso do Parlamento da CEDEAO” foi o tema do Workshop realizado nesta quinta-feira 18.05.2023, em conjunto pela União Interparlamentar (UIP) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a colaboração do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Prêmio Nobel da Paz, “Kailash Satyarthi”, que compartilhou com os parlamentares comunitários sua experiência na luta para acabar com o trabalho infantil em todo o mundo. Ele enfatizou que os parlamentares estão bem posicionados para sensibilizar e apoiar a legislação em todos os níveis, a fim de proibir o emprego de menores e impedir a exploração de crianças na sub-região.
O Prêmio Nobel concluiu ressaltando que o lugar das crianças é na escola e não no trabalho, independentemente da realidade em que se encontrem.
Antes disso, o segundo vice-presidente destacou a importância de vários instrumentos para promover e proteger os direitos das crianças, particularmente as convenções que estabelecem a idade mínima para o ingresso no emprego.
Durante o dia, diversos subtemas foram apresentados por especialistas na área, incluindo uma visão geral das iniciativas realizadas pelo Parlamento e seus parceiros, a construção de uma aliança contra o trabalho infantil e o compartilhamento das boas práticas nacionais na região da África Ocidental.
Nos últimos anos, tem havido um crescente reconhecimento da necessidade de combater o trabalho infantil em todo o mundo. Na África, em particular, esse desafio persiste, exigindo uma atenção especial dos líderes do continente.
Recentemente, líderes africanos se reuniram em um fórum para discutir estratégias e soluções para erradicar o trabalho infantil em seus países.
//RTB/Mamadu Cande
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…