Categories: Internacional

Lula sanciona projeto que proíbe uso de telemóveis nas escolas

CNN Brasil

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou nesta segunda-feira (13) o projeto de lei que proíbe o uso de telemóveis e outros dispositivos eletrónicos nas escolas públicas e privadas do país.

“Esta sanção representa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, que se preocupam com as crianças e adolescentes”, declarou Lula.

A cerimónia de sanção, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e dos deputados Laura Carneiro (PSD-RJ) e Renan Ferreirinha (PSD-RJ). Ferreirinha foi o relator do projeto na Câmara dos Deputados, enquanto Laura Carneiro liderou a articulação para a votação, sendo autora de um projeto semelhante.

Além disso, o texto da lei permite o uso de dispositivos eletrónicos pelos alunos, dentro ou fora da sala de aula, em situações específicas que garantam a acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou direitos fundamentais.

Durante a cerimónia, Lula reconheceu que, inicialmente, acreditava que a lei enfrentaria resistência no Congresso Nacional, devido ao receio de críticas na internet.

“Muitas vezes pensei que deputados e senadores não teriam coragem de aprovar esta lei, com medo do julgamento na internet. Hoje, para votar algo, o deputado ou deputada questiona-se: ‘Quantos minutos vou ser criticado na internet? Quantas pessoas vão engajar falando mal de mim?’ Foi um ato de cidadania. Portanto, é com muito orgulho que sanciono esta lei”, afirmou Lula.

Regulamentação
O Ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que o objetivo da lei não é “proibir”, mas “proteger” as crianças brasileiras.

“Este é um passo importante que o Congresso Nacional e o Presidente Lula estão a concretizar. A aprovação foi quase unânime no Congresso”, afirmou o ministro.

Camilo acrescentou que a regulamentação da lei será realizada por decreto, num prazo de 30 dias.

“O objetivo é que o telemóvel seja utilizado apenas para fins pedagógicos, dentro das disciplinas, e sob a orientação dos professores. Planeamos realizar a regulamentação através de guias e formações, para orientar as redes de ensino e envolver também as famílias neste processo”, concluiu.

Fonte: CNN Brasil

Redação

Recent Posts

STJ admite 12 candidatos e seis formações para as eleições de novembro

Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…

3 hours ago

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários.

Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…

4 days ago

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos.

João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…

1 week ago

Presidente da República promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança

Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…

2 weeks ago

Antigo Presidente da RDC condenado à morte por crimes de guerra

BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…

2 weeks ago

ELEIÇÕES GERAIS 2025: JOÃO BERNARDO VIEIRA REAGE AO AFASTAMENTO DA PAI–TERRA RANKA E DA API

O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…

2 weeks ago