Categories: Uncategorized

Mais tiros na capital de Burkina Faso após líder da junta pedir calma

Mais tiros foram disparados perto do palácio presidencial de Burkina Faso na tarde de sexta-feira, pouco depois de seu líder militar tentar conter os temores de um segundo golpe em oito meses.
Moradores da capital Ouagadugu acordaram ao som de tiros na madrugada de sexta-feira. Logo depois, soldados e veículos militares tomaram as ruas desertas, cortando o acesso aos prédios administrativos.


No meio da manhã, a cidade, geralmente cheia de motos e carros, estava quieta. Escolas, empresas e bancos foram fechados. A televisão estatal parou de transmitir.

Mas tiros fortes começaram novamente perto do palácio presidencial no início da tarde, disseram dois repórteres da Reuters.

Não ficou claro se um golpe estava em andamento, mas fontes de segurança dizem que houve frustração dentro dos militares com a falta de progresso no combate aos militantes islâmicos.
O coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, que assumiu o poder com um golpe em janeiro, pediu calma em um comunicado. Certos membros das Forças Armadas superados por “mudanças de humor” criaram uma “situação confusa”, disse ele.

Seu paradeiro é desconhecido.
“Desde que ele [Damiba] assumiu o poder, nossos soldados morrem com frequência e isso não o entristece”, disse Marcelin Ouedraogo, que se juntou a um protesto no centro da cidade na sexta-feira pedindo o fim do envolvimento militar francês em Burkina Faso e por colaboração com a Rússia.
A última agitação trouxe as marcas de outras tomadas de poder que varreram a África Ocidental e Central desde 2020, desfazendo anos de progresso democrático.

Os golpes são resultados em parte pela violência cometida por grupos islâmicos que dominaram grandes áreas do norte de Burkina Faso e partes dos vizinhos Mali e Níger.

Populações civis aplaudiram os militares na esperança de que seriam mais bem-sucedidas em enfrentar os insurgentes do que seus predecessores democraticamente eleitos.
Burkina Faso, Mali, Chade e Guiné viram golpes desde 2020.

A agitação de sexta-feira é uma “acusação condenatória do estado da democracia na região”, disse Eric Humphery-Smith, Analista Sênior da África na empresa de inteligência de risco Verisk Maplecroft.
Outro golpe marcaria a “sexta tomada inconstitucional no Sahel nos últimos dois anos”, disse ele.
A aquisição de Damiba foi extensivamente celebrada por Burkinabe, farto da inépcia do governo do ex-presidente Roch Kabore de controlar militantes ligados ao Estado Islâmico e à Al Qaeda.
Burkina Faso tornou-se o epicentro da violência que principiou no vizinho Mali em 2012 e se pela região do Sahel ao sul do deserto do Saara.
Os militantes mataram milhares de pessoas em Burkina Faso nos últimos anos.
Damiba prometeu retornar a segurança, mas os ataques pioraram. O exército está confuso e descobertada, dizem fontes de segurança.
Militantes bloquearam áreas do norte, deixando as comunidades isoladas. Comboios do governo e lançamentos aéreos entregam bens essenciais a civis presos.

Esta semana, assaltantes desconhecidos assassinaram 11 soldados em um ataque a um comboio carregado de suprimentos para uma cidade no norte de Burkina Faso. Cinquenta civis estão desaparecidos.

Muitas cidades e vilas não sitiadas viram suas populações crescendo à medida que as pessoas escapam da violência no campo.Protestos contra os militares ocorreram em Burkina Faso esta semana para exigir que o governo faça mais para melhorar a situação de segurança. Grande parte do país tornou-se ingovernável desde 2018.

Fonte: Reuters

Por <mSb_RTB

Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago