Categories: Justiça

Ministério Público lança Plano Estratégico contra corrupção denominado”Olho de Cidadão”

O Ministério Público procedeu hoje ao lançamento do Plano Estratégico de Combate à Corrupção denominado de “Ministério Público-Olho do Cidadão”.

Falando no acto, o Procurador-Geral da República, Bacari Biai disse que a corrupção tem sido um “cancro” na sociedade guineense e que nas últimas décadas houve um aumento esponencial desse fenómeno na sociedade em geral e em especial nas instituições públicas.

“Nenhuma sociedade é isenta da corrupção tendo líderes corruptos e vice-versa”, salientou.

Aquele responsável disse que, por isso, o combate à este mal deve ser encarrado como um dever de todos e diz que será necessãrio tomadas de medidas, em diferentes áreas, nomeadamente na justiça, politica, nos orgaõs administrativos de controle,na educação pública obrigatória, participação activa da sociedade civil e nas entidades religiosas.

Para Biai, deixar o Ministério Público isolado na implementação do Plano Estratégico de combate a corrupção não mudará as coisas.

Disse que na execução do Plano, a sua instituição vai precisar da colaboração dos mais altos titulares dos órgãos públicos uma vez que combater o flagelo em causa exige uma liderança forte.

Salientou que um sistema corrupto e endémico como é o caso da Guiné-Bissau dificilmente é alterado, de baixo para cima, com apoio e relação com os parceiros dos organismos internacionais e corpos diplomáticos.

Segundo Biai, essa ideia só poderá ser eficiente se o Governo, por decisão política, acabar com o que chamou de sequestro orçamental na área judicial em geral e em especial no Ministério Público.

Afirmou que os recursos que deviam servir para áreas da saúde ,segurança educação ,infra-estruturas são desviados por uma pequena parcela de cidadãos, e que o pouco que resta torna insufiente para investimentos voltados a necessidade da maioria,deixando o cidadão com a dúvida sobre a capacidade do Estado , enquanto promotor do desenvolvimento e justiça social.

Em representação do Chefe do Governo, a ministra da Justiça cessante sublinhou que o evento é de particular importância para o sector e para todo o país, atendendo os desáfios globais de combate ao crime e em particular a corrupção.

Alexandrina Silva disse que o plano foi lançado numa altura em que as prioridades nacionais constantes em todas as estratégias da governação se encontram viradas para a prevenção e combate à corrupção.

“A corrupção é um entrave grave ao investimento, ao crescimento económico e estimula a probreza, fomenta a instabilidade política, social, institucional e o ordenamento penal guineense”, disse.

//RTB – ANG

@Tidjane Cande

Geraldo C

Recent Posts

Mali: antigo primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga acusado de desvio de fundos públicos

O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…

22 hours ago

Burkina Faso expulsa principal responsável da ONU após relatório sobre direitos das crianças

BBC A junta militar do Burkina Faso expulsou a mais alta responsável das Nações Unidas…

23 hours ago

Cidadão francês detido no Mali por alegado envolvimento em plano de golpe de Estado

BBC As autoridades militares do Mali anunciaram a detenção de um cidadão francês, acusado de…

6 days ago

Agência Lusa e RTP expulsas da Guiné-Bissau

Lusa Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e…

6 days ago

União Africana apela à adoção de mapa-mundo que mostre o verdadeiro tamanho do continente

Reuters LONDRES/DAKAR, 14 de agosto (Reuters) – A União Africana manifestou apoio a uma campanha…

7 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló recebe homólogo da Serra Leoa para reforço da cooperação bilateral

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quinta-feira, no Palácio da República,…

7 days ago