Categories: Educação

Ministro Braima Sanhá crítica a “injustiça social” no Ministério da Educação

Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica criticou a injustiça social aos pessoais higiene e motoristas do seu pelouro.

A crítica [enfática] foi feita esta sexta-feira, 18 de Agosto, na reunião tida com funcionários de higienização, motoristas e técnicos do Ministério que dirige na presença da Secretária de Estado Ensino Superior e Investigação Científica Hortência Francisco Cá.

“ Vamos arranjar mecanismos de controlo para acabar com a injustiça social. Mesmo sendo pessoal de higienização e motoristas precisam ter vínculo e que sejam pagos de acordo com termo da referência”, disse Braima Sanhá aos pessoal de higienização e motoristas do Ministério da Educação que “denunciaram dívidas exorbitantes “ com os anteriores Ministros.

Braima Sanhá lamentou ainda “a situação em que se encontra pessoal de higienização e motoristas do Ministério”, tendo ordenado o Diretor de Recursos Humanos e Financeiro para “num prazo de 10 a 15 dias realizarem levantamento exaustiva de condições laborais de funcionários” em causa.

De acordo com Braima Sanhá “o termo pessoal menor é pejorativo”, para o responsável não há [ pessoal menor] , mas sim, funcionários de higienização”, sublinhando que “essa classe deve ser privilegiada em qualquer serviço”.

Na ocasião, a Secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, Hortência Francisco Cá , enalteceu “a vontade dos funcionários do Ministério”, explicou que o encontro visa “ conhecer os funcionários e problemas existentes “, encorajou pessoal de higienização para continuarem com a dinâmica, tendo manifestado “a abertura para encontrar soluções coletivas “.

Com mesmo propósito, o Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica reuniu conselho diretivo [ estrutura que congrega as Direções-gerais], com os quais agenda a visita a cada departamento.

Aos diretores-gerais, Braima Sanhá encorajou “ ações conjuntas para o inicio de ano letivo [2023/2024] na tranquilidade”, assegurando ter marcado encontro com os sindicatos do setor para juntos apontarem reais problemas para atenuar crises no Ministério que dirige.

Fonte : Gabinete de Comunicação

Geraldo C

Share
Published by
Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

4 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago