O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, exonerou hoje Bernardino Rafael do cargo de comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), nomeando Joaquim Adriano Sive como seu sucessor.
A decisão foi formalizada através de despacho presidencial, no uso das competências atribuídas ao chefe de Estado. Joaquim Adriano Sive, anteriormente comandante provincial da PRM em Cabo Delgado e Nampula, foi promovido à patente de inspetor-geral da Polícia, na classe de Oficiais Generais, antes de assumir o novo cargo.
Bernardino Rafael liderava a PRM desde outubro de 2017, tendo sido reconduzido em 2021. A sua atuação durante o último processo eleitoral foi alvo de críticas por parte da sociedade civil, especialmente após as manifestações pós-eleitorais de 9 de outubro, que resultaram na destruição ou vandalização de mais de 40% das infraestruturas policiais.
O novo ministro do Interior, Paulo Chachine, empossado recentemente, destacou a importância de restaurar a confiança da população na polícia, afirmando que “a população não pode ter medo de nós, o cidadão não pode ter medo de nós”. Chachine sublinhou que as ações da corporação devem alinhar-se com as aspirações das comunidades, promovendo transparência e uma relação harmoniosa.
Esta mudança na liderança da PRM ocorre num contexto de críticas à atuação policial e desafios na relação entre as forças de segurança e a sociedade moçambicana.
Notíciasaominuto
Odemocratagb Doze candidatos às eleições presidenciais foram admitidos provisoriamente, bem como cinco partidos políticos e…
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…