O Governo da Guiné-Bissau expressou sua indignação com a cobertura tendenciosa dos meios de comunicação portugueses, nomeadamente o canal televisivo RTP/África e a rádio RDP/África, sobre a atualidade política guineense. O governo acusa esses meios de permitirem ofensas e acusações injustas ao Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, democraticamente eleito, sendo alvo de acusações infundadas e de termos difamatórios, incluindo alegações de crimes.
Em comunicado a que a TV BANTABA teve acesso, o governo manifesta sua profunda indignação diante das injúrias, difamações e acusações proferidas por comentadores escolhidos a dedo para esse propósito, sem qualquer fundamento factual. Essas alegações são feitas contra o bom nome pessoal do Chefe de Estado e contra a nação guineense.
“Em vez de destacar de forma positiva a primeira cimeira dos chefes de Estado da África Ocidental realizada na Guiné-Bissau – um feito histórico para o país após cinquenta anos de independência -, a imprensa portuguesa, segundo o governo, tem como objetivo denegrir a imagem do Presidente Embaló e amenizar o impacto de mais uma grande vitória para a diplomacia guineense e para o país” lê se no Comunicado.
O Governo condena veementemente essa cobertura tendenciosa da atualidade política guineense realizada pela imprensa portuguesa e apela mais uma vez ao cumprimento das leis editoriais democráticas, justas e livres. Além disso, exige a reposição da verdade nos relatos e adverte que tomará medidas corretivas caso não haja uma retificação por parte dos meios de comunicação envolvidos.
//RTB
Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…
Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…
RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…
Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…
TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…