O tamaro fula é um instrumento musical tradicional do povo fula, muito usado pelos djalis para cantar histórias, conselhos e sabedoria ancestral. Infelizmente, este instrumento está quase a desaparecer. Poucas pessoas ainda o tocam, e as novas gerações parecem não conhecer o seu valor.
No passado, o tamaro era respeitado e admirado. Grandes djalis como Adulai Pori Lodhé e Madi Guelal encantavam multidões com os seus cantos acompanhados por este instrumento simples, feito com cabaça, pele de animal e cordas tradicionais. As suas músicas ensinavam, aconselhavam e preservavam a memória do povo fula. Ouvir um djali com tamaro era um momento de aprendizagem e respeito.
Hoje, quase não se ouve mais o som do tamaro. Os jovens preferem a música moderna e já não querem aprender os instrumentos tradicionais. Muitos djalis antigos já partiram, e não deixaram discípulos. Se nada for feito, o tamaro pode desaparecer completamente, levando consigo parte importante da nossa história e cultura.
É muito importante que se valorize este instrumento. As escolas deviam ensinar sobre ele, os músicos deviam fazer canções com tamaro, e o governo devia apoiar projetos de preservação da música tradicional. O tamaro fula faz parte da nossa identidade. Perder o tamaro é perder uma voz da nossa alma.
Ainda é possível salvar o tamaro. Mas é preciso agir agora, com respeito e orgulho das nossas raízes. Que o exemplo de Adulai Pori Lodhé e Madi Guelal inspire os jovens a continuar esta tradição tão rica.
Por: Professor Mamadjam Candé
A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…
O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…
Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…
A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…
O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…
Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…