A Coligação Plataforma da Aliança Inclusiva – Terra Ranka (PAI-Terra Ranka), vencedora das eleições legislativas de junho de 2023 com maioria absoluta, manifestou publicamente o seu apoio aos esforços da CEDEAO para encontrar uma solução para a crise política que afeta a Guiné-Bissau. Em comunicado enviado ao Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, datado de 7 de janeiro de 2025, a coligação destacou a urgência do envio de uma missão política de alto nível ao país.
A recomendação do envio da missão surgiu na 66ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada a 15 de dezembro de 2024, em Abuja. A decisão visa facilitar um consenso entre os atores políticos guineenses sobre o calendário eleitoral e os mecanismos necessários para a condução bem-sucedida das eleições presidenciais e legislativas.
Segundo a PAI-Terra Ranka, a intervenção da CEDEAO é essencial devido à recusa do Presidente da República em convocar as eleições, apesar dos apelos de partidos políticos e organizações da sociedade civil. A coligação alerta que o mandato presidencial termina a 27 de fevereiro de 2025, tornando indispensável que as eleições sejam convocadas antes dessa data.
No documento, a PAI-Terra Ranka reiterou o seu compromisso em colaborar com a CEDEAO e encorajou a organização a intensificar os seus esforços para garantir a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau. “Mantemo-nos à disposição para qualquer troca de informações que possa contribuir para uma solução inclusiva e democrática”, concluiu a coligação.
Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…
Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…
RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…
Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…
TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…