Bissau, 29 de janeiro de 2025 – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) repudiou firmemente as declarações do atual Ministro do Interior do governo, Botche Candé, que acusou o presidente do partido, Domingos Simões Pereira, de lhe ter dado ordens para assassinar o então Presidente da República, José Mário Vaz, em 2015.
Num comunicado divulgado à imprensa, o PAIGC classificou as acusações como “falsas e caluniosas”, atribuindo-as a um político que “já nos habituou a uma postura de subserviência e servidão a poderes políticos instalados”. O partido estranhou o facto de Candé só agora, nove anos após ter sido exonerado do cargo de Ministro do Interior, vir a público fazer tal alegação.
O comunicado expressa ainda indignação com a “tentativa de denegrir a imagem” de Domingos Simões Pereira, descrevendo as declarações como um “expediente ridículo e de baixo nível”. O PAIGC também responsabilizou Botche Candé por “sucessivos atos de raptos, espancamentos e detenções arbitrárias” durante o seu mandato no Ministério do Interior.
O partido manifestou solidariedade ao seu presidente e incentivou-o a continuar a sua luta pela “restauração da democracia e do Estado de Direito” na Guiné-Bissau. Além disso, apelou à mobilização dos militantes e simpatizantes para combater o atual regime, que descreveu como “hediondo”, e exortou a população a manter-se “resiliente e serena” perante a atual conjuntura política.
O comunicado foi assinado pelo Secretário Nacional do PAIGC, António Patrocínio Barbosa Silva.
Médicos guineenses em formação na Venezuela denunciam 20 meses sem salários Bissau, 9 de outubro…
João Pinto reforça Vitesse e relança carreira nos Países Baixos. O jovem médio João Pinto,…
Bissau, 1 de Outubro de 2025 – O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de…
BBC O ex-chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado à…
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…
RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…