Categories: Uncategorized

Paralisação dos transportes públicos a nível do país inicia amanhã

A denúncia do porta-voz da Federação Nacional da Associação dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau, foram proferidas na terça-feira (21.11) em Bissau.
Bubacar Félix Frederico Hopffer, falava durante uma conferência de imprensa que serve para informar a opinião pública nacional e internacional da violação do memorando do entendimento assinado com o governo e lembra que já entregou um pré-aviso de greve ao executivo de Geraldo Martins.
“Fomos dados número de conta bancaria em que todos nos e os nossos associados que tinham um processo ou a quem for preso nas operações da estrada para pagarem multa; mas surpreendentemente nestes dias viemos a encontrar o retorno das cadernetas nas estradas em todo território nacional inclusive em Bissau, tanto que o Ministério do Interior e o Ministério dos Transportes através da Direção Geral dos transportes e as Esquadras policiais continuam a fazer cobranças nas vias públicas, por isso, achamos que não é justo estivermos a pagar na mão de uma pessoa fora dos bancos” completou Bubacar Hopffer deixando claro que sendo defensores dos transportadores não vão admitir senários como aquelas.
Por outro lado, o Líder sindical, responsabiliza o governo pelas consequências que a paralisação poderá causar na vida quotidiana da população.
“Neste momento em que se aproxime as festividades de Natal e do novo ano e habitual existir senários como estas nas estradas do país, porque quando fizemos greve assumimo-lo, por isso, entregamos a responsabilidade desta paralisação ao governo, porque a Ministra do Interior tem conhecimento do que esta acontecer, disse Félix Frederico Hopffer.
Que, no entanto, tinha afirmado que foram empurrados a fazer greve porque somente na Guiné-Bissau que ninguém ou uma instituição aceite assumir responsabilidade como estas, uma vez que tem pessoas que vão perder com esta paralisação principalmente a população e o próprio estado pelas constantes violações de acordo assinado, sublinhou, Bubacar Hopffer.
A Federação Nacional da Associação dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau, projeta paralisar o setor de transportes rodoviário a nível nacional a partir de 00 horas do próximo dia 27 de Novembro se o executivo liderado por Geraldo João Martins continue a violar o memorando do entendimento assinado com a Federação, a paralisação vai continuar até aos 2 de Dezembro do ano em curso. Ainda que estão disponíveis para negociações a qualquer momento que foram notificados, mas, promete que não vão desarmar nas suas exigências até quando foram cumpridos os compromissos assumidos com o governo.

Por: Izaías Teixeira Félix

Geraldo C

Recent Posts

CEDEAO e Alto Comando Militar da Guiné-Bissau discutem libertação de detidos e calendário da transição

Fonte: Barron’s Acrescenta declaração do Presidente Bio no Twitter Líderes africanos que representam o bloco…

3 days ago

Alto Comando Militar proíbe declarações públicas não autorizadas na Guiné-Bissau Bissau, 9 de Janeiro de…

4 days ago

Fósseis humanos descobertos em Casablanca esclarecem um período-chave da evolução humana (fotos exclusivas)

Uma descoberta de grande relevância vem enriquecer a nossa compreensão da evolução humana. Fósseis de…

5 days ago

Três políticos libertados, mas Domingos Simões Pereira continua detido

RTP/Lusa Três políticos detidos no golpe militar de 26 de novembro de 2025 na Guiné-Bissau…

6 days ago

Estados Unidos apreendem petroleiro ligado à Venezuela e com bandeira russa após perseguição no Atlântico

Reuters Washington, 7 de Janeiro — As autoridades dos Estados Unidos apreenderam um petroleiro com…

7 days ago

Venezuela vai transferir milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, anuncia Trump

TruthSocial O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as autoridades interinas na Venezuela…

7 days ago