Categories: Política

PGR: “A Medida de Coação contra Domingos Simões Pereira deve ser cumprida.

A Procuradoria Geral da República da Guiné-Bissau defendeu que “a medida de coação imposta ao deputado guineense Domingos Simões Pereira, no âmbito de um processo judicial que já terá sido arquivado, continua “intacta” e deve ser cumprida a letra.

“O Ministério Público, no quadro das suas relações interinstitucional, exorta o Ministério do Interior que a medida de coação imposta ao cidadão Domingos Simões Pereira mantém-se intacta e, os seus órgãos, devem cumpri-la à letra”, pode ler-se no comunicado, que salienta que apenas aquela instituição judiciária pode alterar a referida medida.

No comunicado, a procuradoria-geral da República salienta que “não decorre das competências constitucionais, legais ou regimentais da Assembleia Nacional Popular declarar inexistentes os atos processuais praticados pelas autoridades judiciais”.

Em causa, segundo a procuradoria-geral da República, está a deliberação da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP), que decidiu manter a imunidade parlamentar a Domingos Simões Pereira, e “considerar inexistentes, à luz da ordem jurídica, as medidas de coação aplicadas pelo procurador-geral da República”.

“Essa deliberação vem revelar falta de conhecimento ou dificuldade de distinguir as suas próprias competências das dos outros órgãos de soberania. Por isso, não passa de uma aberração jurídica”, refere-se no comunicado.

A comissão permanente da Assembleia Nacional Popular manteve na semana passada a imunidade parlamentar ao deputado e líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), após um pedido de Domingos Simões Pereira para esclarecer a sua situação.

Em fevereiro, o Ministério Público da Guiné-Bissau impôs a obrigação de permanência no país ao deputado, depois de a Assembleia Nacional Popular ter demorado a responder ao seu pedido de levantamento de imunidade.

O Ministério Público pediu para ouvir Domingos Simões Pereira no âmbito de um processo denominado Resgate, que, segundo os advogados do líder do PAIGC, já tinha sido concluído.

//RTB – lusa

@TIDJANE CANDE

Geraldo C

Recent Posts

Mali: antigo primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga acusado de desvio de fundos públicos

O ex-primeiro-ministro civil do Mali, Choguel Kokalla Maïga, foi formalmente acusado de desvio de fundos…

1 day ago

Burkina Faso expulsa principal responsável da ONU após relatório sobre direitos das crianças

BBC A junta militar do Burkina Faso expulsou a mais alta responsável das Nações Unidas…

1 day ago

Cidadão francês detido no Mali por alegado envolvimento em plano de golpe de Estado

BBC As autoridades militares do Mali anunciaram a detenção de um cidadão francês, acusado de…

6 days ago

Agência Lusa e RTP expulsas da Guiné-Bissau

Lusa Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e…

6 days ago

União Africana apela à adoção de mapa-mundo que mostre o verdadeiro tamanho do continente

Reuters LONDRES/DAKAR, 14 de agosto (Reuters) – A União Africana manifestou apoio a uma campanha…

7 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló recebe homólogo da Serra Leoa para reforço da cooperação bilateral

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta quinta-feira, no Palácio da República,…

7 days ago