Categories: Uncategorized

PR Confirma a presença de Marcelo e Costa nas comemorações dos 50 anos da independência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira (08), que recebeu a confirmação da presença do Presidente e do Primeiro-Ministro de Portugal nas comemorações do 50.º aniversário da independência do país , apesar da actual crise política em Lisboa.

O líder guineense revelou ter dialogado com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, ambos assegurando a sua presença em Bissau para as festividades que marcam o cinquentenário da independência da Guiné-Bissau em 16 de novembro.

“Telefonaram-me ontem (terça-feira), isso não está relacionado com a crise política em Portugal”, respondeu Embaló, quando questionado se a instabilidade política em Portugal, que levou à renúncia do Primeiro-Ministro António Costa, poderia afetar a visita dos dois líderes em Bissau.

Umaro Sissoco Embaló fez essas declarações à margem da abertura da XII Assembleia-Geral Ordinária das Organizações das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

O Presidente guineense enfatizou que reuniu “vários chefes de Estado e de Governo” para participar nas comemorações do 50.º aniversário da Guiné-Bissau, que coincidem com os dados da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), em 16 de novembro .

O Primeiro-Ministro português, António Costa, apresentou o seu pedido de demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na terça-feira, após ter conhecimento, através do Ministério Público, de uma investigação do Supremo Tribunal de Justiça relacionada a projetos de lítio e hidrogénio.

O Presidente aceitou a missão do Primeiro-Ministro e convocou os partidos para audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, na quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa também convocou o Conselho de Estado para uma reunião na quinta-feira.

Numa declaração no Palácio de São Bento, em Lisboa, António Costa negou qualquer envolvimento em atos ilícitos ou condenáveis e expressou a sua total disponibilidade para colaborar com a justiça em tudo o que for considerado necessário.

//RTB/Lusa

Geraldo C

Recent Posts

Partido Lanta Cedu reage a acusações e nega solicitação de 3,5 milhões de XOF

A Rádio TV Bantaba recebeu um comunicado oficial do Partido Lanta Cedu, no qual a…

3 days ago

Última Hora | Supostos “desertores” desmentem Partido Lanta Cedo: “Tudo foi negócio”

O Partido Lanta Cedo divulgou que nove dos seus delegados que teriam viajado para participar…

3 days ago

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro esta sexta-feira

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de…

4 days ago

Fernando Dias exige aclaração ao Tribunal da Relação de Bissau

A ala do Partido da Renovação Social (PRS) liderada por Fernando Dias apresentou, esta semana,…

5 days ago

Presidente Umaro Sissoco Embaló demite governo de Rui Duarte Barros e nomeia Braima Camará como novo Primeiro-Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, demitiu esta quarta-feira,…

5 days ago

Delegados do LANTA CEDU desertam logo após chegada ao Aeroporto da capital portuguesa

Bissau, 7 de Agosto de 2025 — O Partido LANTA CEDU denunciou publicamente uma situação…

5 days ago