Lusa
O PR, Umaro Sissoco Embaló, avisou que não vai marcar outra data para as eleições legislativas, agendadas para 4 de junho.
Embaló afirmou que não fará mais decretos para reagendar as eleições, depois de já o ter feito duas vezes. O chefe de Estado guineense espera que as eleições sejam ordeiras e transparentes.
Em maio de 2022, Embaló dissolveu a Assembleia Nacional Popular e marcou eleições para 18 de dezembro do mesmo ano. No entanto, após conversas com partidos políticos, o governo propôs adiar as eleições para maio deste ano. A data finalmente acordada foi 4 de junho.
O presidente frisou que a Guiné-Bissau não será refém de ninguém e que o país está preparado para responder a qualquer eventualidade, como a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 1 de fevereiro de 2022.
Fontes envolvidas no processo eleitoral afirmaram que a Guiné-Bissau necessita de 3,5 milhões de dólares para realizar as eleições e espera que a comunidade internacional contribua com esse valor. Apesar do défice, o governo guineense destacou o esforço do país em financiar 70% do montante estimado para as eleições.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo da Guiné-Bissau assinaram, em março, um acordo de apoio aos ciclos eleitorais entre 2023 e 2025, no valor de 5,3 milhões de euros. As eleições legislativas estão orçadas em aproximadamente 12 milhões de euros.
Duas coligações e 22 partidos apresentaram candidaturas às eleições de 4 de junho, cuja campanha eleitoral decorrerá entre 13 de maio e 2 de junho. O Supremo Tribunal de Justiça deverá divulgar as listas definitivas das candidaturas nesta semana.
RTB/Lusa
O candidato independente João Bernardo Vieira reagiu à publicação da lista provisória das eleições legislativas…
RSM O grupo de advogados da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka apresentou…
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…