O Presidente da República fez uma visita à cidade de Gabú para demonstrar solidariedade aos comerciantes que foram vítimas de um incêndio no mercado municipal.
Na ocasião, o porta-voz dos comerciantes de Gabú expressou, em nome de todos, a satisfação pela prontidão do Presidente da República, que, em apenas 72 horas após a tragédia, deslocou-se à cidade para prestar apoio. Este gesto foi considerado um sinal de patriotismo e respeito pelos comerciantes, reconhecidos como os maiores contribuintes do Estado da Guiné-Bissau.
“Nós, enquanto comerciantes, só temos de agradecer ao Presidente da República. Podemos afirmar que estávamos profundamente tristes, mas a presença do Chefe de Estado nos serve de alavancagem para enfrentar o futuro do nosso comércio na região. Estávamos preocupados com os danos causados, nomeadamente 11 armazéns e 29 cacifos destruídos. Durante a retirada de produtos dos cacifos, muitos foram desviados devido à falta de controle, agravada pela intensidade do incêndio e pelos ventos que o acompanhavam”, disse o porta-voz.
O Presidente, acompanhado pelo Ministro das Finanças, Umaro Sissoco Embaló, comprometeu-se a mobilizar esforços imediatos para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas. Pediu ainda à associação dos comerciantes da região de Gabú que procedesse a um levantamento detalhado dos danos.
Embaló reafirmou que os projetos de desenvolvimento para as cidades de Gabú, Bafatá e outras localidades continuam melhorando a melhoria das infraestruturas. Em relação à cidade de Bissau, garantiu que 60% das obras viárias em falta serão concluídas nos próximos três meses. Pediu ainda paciência à população, garantindo que todos os trabalhos decorrerão conforme planejado.
O Chefe de Estado anunciou que o mercado de Gabú, construído na época colonial, será reabilitado.
A comitiva presidencial incluiu os Ministros das Finanças, das Obras Públicas, do Interior e chefias militares.
//RTB
A Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi (API-CG) reuniu-se esta sexta-feira, 26 de setembro, em…
BBC A marinha francesa apreendeu quase 10 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 610…
Odemoctratagb O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau indeferiu o pedido de inscrição da…
Bissau, 23 de setembro de 2025 – O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)…
A Rádio TV Bantaba teve conhecimento do desaparecimento do régulo de Bolama, João Nhaga, morador…
Bissau, 22 de setembro de 2025 – Nuno Gomes Nabiam, na qualidade de Presidente da…